sábado, 11 de abril de 2009

ROMA

Olá internaltas, tudo bem? Demorei um pouco para postar mais uma viajem, mas não tenho tido muito tempo. Agora em maio farei mais uma viajem, dessa vez para a Venezuela. Isso significa bons roteiros, lindas fotos e muitas dicas. É esperar pra ver.
Agora vamos apresentar a cidade de Roma, na Itália, mais uma das belas cidades espalhadas por esse mundão de Deus. Espero que gostem. Essa viajem eu realizei outubro de 2005.
TRANSPORTE
Avião - Aeroporto Leonardo da Vinci (Fiumicino) é o principal, tem um menor que é o Ciampino. De Fiumicino existem dois trens para ir ao centro (8,78 euros), consulte o informações turísticas.
Até a estação Termini leva aproximadamente 30 min.
Um taxi de Fiumicino custará em torno de 40 euros até o centro, e de Ciampino cerca de 27 euros. Fiumicino fica 29 km ao sudeste de Roma.
Fiumicino - (06) 6595-3640 / Ciampino (06) 794-941.
Trem: a estação Termini é a principal, apesar de que a Tiburtina, Ostiense e Trastevere também são utilizadas para viagens de trem de longa duração. 1478/88088.
A cidade é relativamente grande e espalhada, então é conveniente o uso do transporte público. O bilhete simples é válido por 75 minutos depois do primeiro embarque (quando você deve validar o ticket) e serve para qualquer combinação - Bonde, ônibus, metrô.
Existe o Tourist ticket que é válido por 1 dia em todos os transportes públicos, e o ticket semanal que vale por 1 semana servindo para qualquer transporte.
Ticket simples – custo: 0,98 euros. Onde comprar: Tabacos, bancas, máquinas automáticas no metrô e outros.
Tourist ticket (1 dia) – custo: 3,10 euros. Onde comprar: Nas estações de metrô. Ticket semanal (Settimanale/CIS) – custo: 12,40 euros. Onde comprar: Nas estações de metrô.
Para se movimentar em Roma, nada é melhor do que um Olympikus bem batido. Todas as atrações são relativamente próximas. Mas se bater a canseira ou a preguiça, a cidade é muito bem servida de ônibus, metro e trams (uns ônibus metidos a besta que andam em cima de trilhos).
A passagem custa menos de um euro e vale por 75 minutos. Se o dia vai ser puxado ou você já estiver na casa dos 50, dá para comprar o “biglietto giornaliero”, uma passagem que te permite pegar qualquer quantidade e tipo de transporte durante o dia inteiro. Custa 4 euros, mas é uma mão na roda.
Roma pode e deve ser percorrida a pé, pois é incrível respirar o ar antigo da cidade. Cuidado ao pegar ônibus para o vaticano - é abarrotado de gente e muitos ladrões. E se ficar na dúvida onde saltar siga as freiras, todas elas vão para lá. Para entrar no museu tome conta da hora porque os horários são estranhos. E você pode muito bem andar da Estação Termini até o vaticano, é longe mas terá o prazer de conhecer a cidade. Se o tempo for curto pegue bus e volte andando. Não é necessário comprar passe para andar de bus, muito melhor é andar a pé. A Termini é ponto para ir para tudo que é lugar.
Termini ao Vaticano: metro LINHA A (Roma tem duas linhas, A e B, que se cruzam na estaçao Termini), na direção Battistini, desce na estação Cipro (mais ou menos uns 5 minutos)... mas andar embaixo da terra em Roma é um pecado e, vamos combinar, não tem lugar pior para pecar do que Roma.
Ônibus, linha 492 ou linha 64, mais ou menos uns 15 minutos. A pé, uns cinco quilômetros, mas cheio de coisas interessantes pelo caminho.
Cuidado ao pegar taxi em Roma. Alguns percebendo que você é turista vão tentar explorar, então fique atento. Antes de aceitar o valor cobrado pergunte se fornece recibo, pois assim pode ter o dinheiro ressarcido em caso de furto. Além disso o taxista paga multa e se for reincidente pode até perder a licença de dirigir taxi. Então ai vai a dica. Na Itália peça recibo, seguro morreu de velho.
HOSPEDAGEM
Apartamento Opera: Ótimo apartamento, localizado em Via Firenze, a cerca de 800 metros da Fontana di Trevi.
ALIMENTAÇÃO
Roma tem inúmeros restaurantes. Se você optar pelo famoso Mc Donald's com certeza não vai ter que andar muito para achar um, mas você pode fazer refeições bem em conta nas Tavola Caldas ou Rosticcerias, normalmente pequenos e de família.
Na região da estação Termini tem muitos restaurantes típicos, mas a qualidade não é tão boa assim. Procure os locais onde há pedaços de pizza para levar, sai muito barato e normalmente alimenta muito bem.
Vá no supermercado dentro da estação Termini. Um café expresso típico italiano custa em média 2 euros, o chamado curto.
Quanto a comida - peça indicações nas lojas de souvenirs, pois esse pessoal é muito agradável e receptível e certamente irão indicar algum lugar bom e barato. Eu segui uma dessas indicações e comi em um restaurante ótimo no começo da Via Cavour, logo ao lado de uma loja que vende vinhos e especiarias. Não deixe de experimentar a Sambuca e o spaghetti ao burina (acho que é isso, não falo italiano).
Ao comer, peça um pedaço de pizza pequeno, se quiser repita, pois o olho é maior que o estomago. Em um dos lugares paguei 2,50 euros pela pizza e pela coca e fiquei satisfeito. Supermercado é uma ótima opção e você pode guardar uns euros para jantar a noite com vinho da casa por uns 25/30 euros. Uma noite vale se dar isto de presente!
Pizzeria Florida - Fiori Pietro. Pedaço pizza 0,122 12,50 quilo - 1,53 euros; lata refrigerante - 1,00 euro.
Grill e Caffé - V. Dei Giubbonari 54. Café - 5,00 euros.
Gelateria Tartufo - C. V. Emanuele 69/69A. Gelati (sorvete) uma bola - 1,50 euros.
Caffé Napoleon Venezia - Piazza Venezia n. 5 – Roma - caffé latte - 3,00 euros.
Jantar no Pastarito - que delícia de Ravioli! É uma rede e tem em vários lugares. Ao lado da Fontana de Trevi tem uma sorveteria maravilhosa!
Um pouco mais afastado de Roma fica Ostia, as praias são sem graça, mas os restaurantes especializados em frutos do mar são muitos, excepcionais e bem mais baratos que na capital. Eu passei mal de tanto comer.
Quando forem comer em lanchonete olhem os preços, tem para ficar em pé e para sentar na mesa. A diferença? Sentado custa mais que o dobro! Sacanagem italiana pura.
Atenção, se você quer economizar nunca peça entradas, elas são absurdas. Se atente para o preço do refrigerante, é mais caro que vinho. Se quiser compre nos mercados. Não deixe de comer a pizza quadrada vendida nos "botecos" e os sanduíches expostos nas vitrines das padarias.
Para quem se interessar: Pizzeria da Baffetto - Via del Governo Vecchio, 11. (pertinho da Piazza Navona). Aberta a partir das 19h. Sugestão: peça a margherita e não chegue muito tarde, pois as filas podem ser grandes.
DIVERSÃO
Roma não é famosa por ter uma noite agitada, mas com certeza tem o suficiente para todos os gostos. Um happy hour no Campo dei Fiori, Piazza Navona ou Via della Pace seriam bem vindos.
Depois, você pode ir para região do Testaccio, um pouquinho mais ao sul do Monte Aventino (ver no mapa) onde a concentração de boates é bem grande. Cheque os semanais Roma C'è ou Time Out Rome para ver as baladas da semana.
Ao chegar em Roma pegue um mapa da cidade. E visite tudo o que constar nele como atração, pois tudo vale a pena. Uma curiosidade da cidade que nem todos conhecem: na embaixada da república de Malta você encontrará o "buraco de Roma". É um olho mágico e através dele você terá uma visão magnífica da catedral de São Pedro. Eu vi e aconselho, especialmente à noite, aliás não perca de modo algum Roma à noite, ela é estupenda toda iluminada!!!
Tours que vale a pena ver em Roma:
Coliseu.
Foro Romano.
Pantheon (a construção mais antiga de Roma, tem mais de 2.000 anos).
Fontana di Trevi.
Vaticano (Basílica de São Pedro e Capela Sistina).
Piazza Navona.
Cárcere de São Paulo e São Pedro.
Monumento a Vittorio Emmanuele.
Termas de Caracala.
Via Veneto.
Villa Borghese.
Um grande programa dos romanos é ficar sentado nos degraus da escada da Igreja Trinita dei Monti, como se fazem nos cafés em Paris, conversando, vendo o movimento. Achei super cultural e bem característico de Roma.
Não custa nada ir até lá se vai estar andando pelo Pantheon e pela Piazza Navona, por que não ir? Pode ter certeza que não vai perder tempo em conhecer mais uma praça. Compre um sorvete e fique junto com o povo local sentado nas escadas, nem que seja por 5 minutos: vale a pena.
Uma visita à noite ao Campo dei Fiori. É badalado, eu vi muita gente bonita (90% italianos). Este lugar é ideal para um passeio ou um café a céu aberto.
Ponte Fabrício - construída em 62 AC.
Coluna de Trajano - erguida em 113 DC.
Igreja Santa Maria Sopra Minerva - contém uma escultura de Michelangelo e uns mosaicos bem interessantes. Na frente dessa Igreja, há um obelisco no topo de um elefantinho de Bernini.
Porta de São Paulo, Pirâmide de Caius Cestius (12ac) e Cemitério Protestante (atrações próximas).
Igreja Santa Maria in Cosmedin - lindo campanário, interior interessante, mosaicos. Na frente dessa igreja fica a já comentada "bocca della verità".
Igreja San Luigi dei Francesi - três obras de Caravaggio retratando episódios da vida de São Mateus.Galeria dos Mapas, Museu do Vaticano, imperdível na minha opinião.
Vaticano - Quem for ao Vaticano e não subir até a Cúpula da Basílica deve ser excomungado com passaporte cassado!!! É simplesmente sensacional! Visitar os Museus do Vaticano (12 euros, mas o último domingo de cada mês é gratuito). Você vai gastar pelo menos umas cinco horas para ver uma boa parte. A Capela Sistina é de tirar o fôlego. O Museu abre as oito e meia, mas pode chegar antes, porque a fila literalmente dobra o quarteirão. O Coliseu também é muito legal, embora, sinceramente, o preço seja um pouco salgado. Na época paguei 8 euros, mas te dá direito a visitar o Palatino, também muito legal.
A Piazza de San Pietro e o Vaticano são fechados aos domingos, mas você pode ter a sorte de ver o Papa rezando a missa.
Quando for ao coliseu, compre e comece visitando o Palladio, a fila é quase nula em relação as duas horas que eu peguei para começar visitando o Coliseu.
Custo zero: Fontana de Trevi, Piazza Navona, Piazza de Spagna, Pantheon, Roma Antiga e Palatino, Fórum, A Basílica de São Pietro, Ilha Tiberina, a Bocca della Veritá , Campo dei Fiori para um happy hour, Trastavere no fim de tarde nos barzinhos, Castelo San Ângelo, Piazza Argentina, Piazza Venezia, Jardins da Vila Borguesia, Capitolio. E há ainda muitos monumentos e áreas preservadas a serem visitadas, além das igrejas. Você pode ficar três dias em Roma apenas passeando pelas ruas do centro sem entrar em nada pago e ainda sim se divertir muito.
E o melhor de tudo, Roma de noite é ainda mais legal que Roma de dia. Ao contrário de outras cidades da Itália, em Roma à noite é muito agitada, tem turistas por toda parte nos pontos principais. Experimenta passar na Fontana de Trevi ou na Piazza Venezia umas 10 da noite, a iluminação deixa os monumentos ainda mais bonitos.
Você poderá comprar passeios pela CitBrasil aqui mesmo em nosso pais e muito mais barato do que a Enjoy. Exemplos: City tour por Roma - Enjoy por 30 e poucos euros - CitBrasil por 16 euros - pelo sistema Stop&Go (www.trambus.com/servizituristici.htm) por 13 euros. Dá uma olhada no site: www.citbrasil.com.br
Se tiver com tempo bem disponível, um passeio que acho será bem agradável é: Passeio fluvial – Roma: Preço: de 10 a 43 euros.
Para passear, vá até a Praça de Cinqueciento em frente ao Terminal Termini, onde você encontrará um ônibus turístico. Mas só o recomendo se você não tiver muito tempo pra ficar por lá ou quiser ir ao Vaticano.
Estando em Roma, não deixe de ir a Tivoli, conhecer a Villa d'Este e Villa Adriana. Eu fui de trem, 1 hora de viagem, mas sei que tem um ônibus também, o qual o Lonely Planet indica.
Em Roma tudo é monumental, impactante. A Basílica di San Pietro, a Fontana di Trevi, a Piazza Venezia, o Colosseo, a Via Appia, o Pantheon, a Boca della Verità. Tem também o Vaticano, um país dentro de outro país, com museus que levamos mais de seis horas pra percorrer até desembocar na Cappella Sistina, obra-prima do Michelangelo, que os guardas não deixavam de forma alguma o público fotografar. E eu lá: clic, clic. E os guardas: “Signore, non si può fotografare”. E eu: clic, clic. “Desculpe, eu não falar seu lingua”. Clic, clic. E os guardas: “Senhor, no photo, no photo”. E eu: clic, clic.
O site www.romaturismo.it é muito legal, traz todas as atrações turísticas de Roma, com preços e dias de funcionamento e sugerindo itinerários. Além disso, fala sobre "lendas locais" e histórias da construção de alguns pontos turísticos. Está lá no site que tem uma parte da Fontana de Trevi que foi construída para tapar a visão de um barbeiro que era dono de uma barbearia vizinha à Fontana e vivia reclamando da barulheira que se fazia na construção. Reclamou tanto que o arquiteto resolveu tirar dele o privilegio de poder desfrutar da paisagem da Fontana depois de pronta.
Outra coisa sobre a Fontana, na última limpeza que fizeram tiraram de dentro dela mais de 10 mil euros em moedinhas que os turistas jogam pra poder voltar.
COMPRAS
A Via Condotti, que fica no início no Spanish Steps e suas paralelas têm as lojas chiques e caras. Para preços mais em conta você pode optar pela Via Fratina e Via del Corso. Antiguidades na Via dei Coronari e outras ruas ao redor da Piazza Navona.
COMUNICAÇÃO COM O BRASIL
Para fazer ligações para o Brasil, de Roma, procure um dos locutórios, perto da estação de trem Termini.
Internet Cafés:
Easyeverything - Piazza Barberini 2/16 Metro Barberini (melhor opção). Internet Point - 312, Corso Vittorio Emanuele II - (06) 6830-8823 (200m. do Vaticano). Internet Train - 25, Via Gaeta - (06) 4782-3862
INFORMAÇÕES TURÍSTICAS
Via dei Fori Imperiali: Lado oposto ao Foro Romano.
Piazza Cinque Lune: Parte norte da Piazza Navona.
Via del Corso: Perto do Spanish Steps.
Largo Goldoni: Na esquina da Via Condotti.
Fiumicino Airport: (06) 6595-6074.
Termini Station: (06) 4871270.
Office: Via Parigi 5 (06) 4889-9253
OUTRAS INFORMAÇÕES
Cuidado com os personagens, gladiadores, na maioria, que permitem você tirar a foto. Eles vão cobrar em torno de 10,00 euros. Eu cai na besteira de tirar a foto e tive que pagar, mas foi bem legal, valeu a pena.
Perto dos pontos turísticos, especialmente do Vaticano, os restaurantes são muito mais caros.
No verão você pode precisar de litros e litros de água. Não se iluda pela aparência das fontes, elas são limpas, água fria e fresca. Aproveite!
Não se esqueça que você não poderá entrar no Vaticano de bermuda, regata ou saia curta. Muito cuidado com trombadinhas, como qualquer cidade turística, aqui eles agem bastante. Aliás, se não for a pior, é das piores cidades da Europa nesse aspecto.
Cuidado redobrado com os ciganos, eles vão tentar te distrair a todo custo para te roubar. Isso é sério! Fuja, seja rude se necessário.
Os motoristas aqui são loucos, especialmente os motoqueiros e scooters. A estação Termini é o ponto mais perigoso, todo cuidado é pouco.
Então o que tinha para dividir com vocês sobre Roma é isso. Aproveitem e aguardem até a próxima viagem.

Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template