segunda-feira, 4 de agosto de 2008

NATAL - RIO GRANDE DO NORTE

UM POUCO DE HISTÓRIA
O Estado do Rio Grande do Norte, sobretudo sua capital, Natal, é daqueles lugares onde você chega e já gosta. Se chegar durante uma tarde, seja qual for o dia, em Ponta Negra, a praia mais famosa e descolada da cidade, aí não vai querer mais sair dali!

A cidade já foi chamada de Nova Amsterdã. Sim, hoje há muitos holandeses e gente de toda a Europa; mas o nome se deu por causa da conquista dos Holandeses em 1633. Antes a cidade havia sido dominada por portugueses, depois corsários franceses e índios hostis. Em 1597, mais precisamente em 25 de dezembro daquele ano (por isso Natal) os portugueses aportam suas esquadras na foz do Rio Potengi, que marca a divisão entre as zonas norte e sul do município e retomam o local.

Às margens do Rio Potengi e sobre arrecifes foi construído em formato de estrela, o Forte dos Reis Magos, um dos cartões postais natalenses. Na parte superior do prédio estão expostos canhões.

Outro atrativo histórico-cultural de destaque é o Museu Câmara Cascudo. Fica na avenida Hermes da Fonseca, 1398, no Bairro Tirol. Ambientes nordestinos, fósseis, esqueletos e utensílios indígenas podem ser vistos no local.
Já no Centro de Turismo, um prédio do século XIX, antiga Casa de detenção, é possível conferir boa parte do rico artesanato potiguar (lindas peças em cerâmica, cestaria, couro, madeira, rendas e bordados, pedras e alimentos caseiros).


CONHECENDO NATAL
Eu fiquei no Hotel Vista Mar em Ponta Negra – localizado nas proximidades do Morro do Careca e da parte mais movimentada da Praia de Ponta Negra. Mais informações é só entrar no site http://www.catalogodehoteis.com.br/.

Depois de chegar descansar o negócio é começar a diversão. Nada melhor do que um passeio de buggy para começar. A dica é começar cedo, lá pelas nove da manhã. O custo de um passeio desses é aproximadamente 200 reais, mas vale a pena. O bugueiro te leva pelo centro urbano de Natal até chegar à balsa de Redinha.

Depois atravessa o Rio Potengi, o principal do rio do Estado e passa pela praia de Redinha de onde se tem uma vista privilegiada do Forte dos Reis Magos, o mais importante monumento da cidade de Natal. As praias do litoral norte são grandes enseadas com pequenos rios desembocando.

O passeio de buggy pelo Parque das Dunas é dividido em duas etapas: A primeira etapa, será nas dunas móveis onde não existe qualquer tipo de vegetação. As dunas são altíssimas e você poderá escolher o passeio "com" ou "sem emoção". A segunda etapa, será nas dunas fixas onde se localiza a lagoa de Genipabu, um oásis no meio das dunas. Em seguida, atravessa de balsa o rio Ceará Mirim para a Barra do Rio, praia de pescadores com areia fofa e recifes que formam piscinas naturais.

Após desfrutar do passeio, você tem que se organizar para conhecer Genipabu: localizada a 23 quilômetros de Natal, chega-se à Praia de Genipabu atravessando o rio Potengi pela ponte do Igapo ou por balsa. Em Genipabu são encontradas diversas e lindas dunas claras, com até 50 metros de altura. É muito bonito, porém quando você chega lá no alto das dunas, é um tal de querer te vender tudo: foto, óculos, sorvete, água, passeio de dromedário, de jegues, ultraleves, repentistas, enfim, tudo o que você quiser eles vendem lá. A Lagoa de Genipabu: imensa e maravilhosa.

A praia de Pitangui, é mais um atrativo em Natal. Cheia de dunas, coqueiros e lagoas, é um lugar maravilhoso para se tomar um refrescante banho.
O passeio até Jacumã é emocionante. Para apreciar a sua bela lagoa você pode descer a duna de “aerobunda” ou “skibunda”.

Esse aerobunda é show e você desce de uma duna monstruosa de alta pendurado numa corda até cair na lagoa. É tipo uma tirolesa só que duna abaixo. Você desce sentado, mas se quiser arriscar de descer só com as mãos, também pode. A velocidade quando bate na água é muito grande, sugiro se jogar na água antes de encostar a bunda nela, depois vão ver o porquê. O skybunda é muito legal também. A duna não é tão alta, mas a velocidade impressiona. A brincadeira custa 4,00 reais.

O Passeio à Maracajaú também é muito divertido. Sugestão: ir de van (Natal Vans - tel: 0XX84-9983-4076). Eles te pegam no hotel e te levam até a praia de Maracajaú, que fica no munícipio do mesmo nome, à 01:00 e pouco de Natal. R$ 60,00 por pessoa, incluindo a van, a lancha até as piscinas naturais, snorkel, máscara e pé de pato.

Quando entrar na lancha, sugiro ir na parte de trás, porque o bicho vai tão rápido que bate feito liquidificador e todo mundo se molha pra caramba, não tem jeito. Quando se chega lá, é um delírio. A empresa de mergulhos de que fiz é a Maracajaú Divers. Bom, os parrachos de Maracajaú têm 13km de extensão. E a profundidade mínima é de 1.80m e a máxima de 3.00m, ou seja, é um mergulho mesmo. Perto de barco existem milhares de peixinhos minúsculos, que, segundo o instrutor, são domesticados.

Peça pra ele te mostrar os peixes maiores, que fica um pouco longe do barco, mas vale a pena. Não se prenda por perto, explore os parrachos. Como existem partes fundas, os corais chegam a medir uns 2 a 3 metros de altura nessas partes. Até restos de um barco existem lá. O almoço é na praia mesmo, no restaurante da Maracajaú Divers. Boa comida com ótimos preços. Se informem sobre as condições da maré, pois se a maré estiver alta, o mergulho vai ser uma decepção. Passeio leva o dia todo (divido entre o mergulho e o parque).


Não deixe de fazer também o passeio às praias do Sul. Você sai pela manhã, com destino ao "maior cajueiro do mundo" na praia de Pirangi. Ele é gigante mesmo, impressiona.

Em seguida, percorre-se uma longa extensão de praias das quais se destaca a Baía dos Golfinhos em Tabatinga. Faz-se uma parada no mirante dos golfinhos. A vista é privilegiada.

Segue-se até á praia de Camurupim, conhecida pela sua gruta da Pedra Oca, uma abertura nos recifes que, quando a maré está baixa, forma piscinas naturais. Faz-se uma breve parada para visita. Ir pela areia até á balsa da bela Lagoa do Guaraíra, situada em Tibau do Sul.

Na travessia, pode-se admirar exuberantes manguezais e coqueirais, sendo possível ver o simpático mamífero peixe boi.
Mais ao sul, chega-se a princesinha do Rio Grande do Norte, Pipa. Um lugar lindo com visual lunar. Muitas pedras a mostra na maré baixa e lindas falésias.

Em Pipa rola onda para quem gosta de surfar, piscinas naturais, praias desertas, passeio de barco com direito a ver golfinhos e night para os adeptos da vida pós pôr-do-sol. A cidade é muito charmosa.
Partir em direção às exuberantes falésias do Chapadão e, pelo caminho passa-se pela vila de Pipa. Nas Falésias do Chapadão pode-se admirar e tirar belíssimas fotos da praia do Amor e ainda visualizar um pouco da divisa do Rio Grande do Norte com a Paraíba, na paradisíaca praia de Sagí.

PONTOS TURÍSTICOS DA CIDADE DE NATAL
- Centro comercial.
- Praia de Ponta Negra: com o principal cartão postal da cidade: o Morro do Careca; o Forte dos Reis Magos, edificado em 1598; e o Centro de Turismo, local de venda do artesanato potiguar.
- Prisão que hoje é uma feira de artesanato.
- Passar pelo centro (um lugar não é muito bonito, a cidade é suja e as casas e comércios mal acabados).

TELEFONES DE BUGUEIROS
- Vaqueiro - Tel: 0XX84-9967-1929.
- Paulo Cabeção: o cara é muito bacana. (84) 663-7910 / 9975-6521.
- Moau: (84) 9967 9011 ou ligar para Rogério que conhece o Moau: (84) 9983 7857.


PROGRAMAS NOTURNOS
- Ponta Negra: muito da diversão acontece na praia de Ponta Negra. Vários bares e restaurantes ficam abertos até altas horas, especialmente nos finais de semana.
- Forró com Turista: Apresenta shows e danças folclóricas, toda quinta-feira, às 22:00h. Os espetáculos acontecem dentro do mesmo edifício do Centro de Turismo.
- Taverna: uma mistura de bar e danceteria localizado no sub-solo do albergue da juventude Lua Cheia em Ponta Negra.

- Alto de Ponta Negra: o point do momento e também o mais visitado por turistas. A quarta-feira é o dia mais movimentado, com centenas de jovens disputando o espaço apertado da rua principal, tomada pelo público.
- Petrópolis: o point é a Praça da Flores, com barzinhos e casas noturnas bastante freqüentados pelos jovens locais. O Mercado de Petrópolis, às sextas-feiras também é uma opção, sempre com shows de forró e atrações culturais, além da culinária.

Quanto as baladas, Natal é um pouco divagar, mas música eletrônica você encontra fácil. Em Ponta Negra tem uma boite, Amiça, que é legal na quarta, dizem. Você pode curtir umas bandas de rock que tocam beatles, the door´s, pink floyd etc, no Taverna Pub ou no Budda Pub, que não é da rede mundial de pubs mas é bem legal.

ONDE COMER
- Tábua na Carne: lá a comida é deliciosa, infra-estrutura de primeira, bom atendimento, bem localizado.

A Tábua de Carne é excelente e preferencialmente a de Ponta Negra (tem em Areia Preta também), que tem uma arquitetura regional muito interessante. O restaurante é de origem Paraibana Não deixem de comer o arroz de queijo ou a carne de sol de picanha recheada com queijo de coalho.

- O Farol: um lugar muito bom e barato, em Areia Preta, aonde você pede um prato de carne de sol que dá para 4 pessoas com os acompanhamentos por volta de 26 a 30 reais. Pague-se mais por volta de R$ 30,00 por uma carne de sol acompanhada de arroz, ou arroz de leite, macaxeira frita ou cozida, farofa d'água, e mais, que serve fartamente 4 pessoas e pode ser visitado para comer um tira-gosto também pois também funciona como bar. Fica em Areia Preta com uma vista maravilhosa.

- Mangai (Regional): O que você quiser conhecer de comida da região vai estar lá, de uma simples tapioca recheada (recomendo nata com carne de sol) à tradicional paçoca.

- Mangai (a quilo): filé de bode, cabrito na panela, porco torrado, farofa de bolão, farofa sertaneja, arrumadinho - uma infinidade de pratos, sem falar nos doces caseiros. O Mangai fica na Rua Amintas Barros. Não serve bebida alcoólica, e sua dona, uma paraibana braba que só a gota, desfila pra lá e pra cá com uma imensa peixeira na cintura. Talvez para inibir os que pretendem insistir por uma bebidinha.

- Camarões: se quiser comer camarão, mas chegue cedo, ou bem tarde, porque tem fila e os gringos ajudam literalmente engrossar a fila. Tem a versão dele a kilo no Natal Shopping também, no caso Camarões Express.

DICAS GERAIS
A dica de conhecer Natal de Buggy é super válida, se fechar com o pessoal da agência, você acaba fazendo muito passeio dentro do ônibus, e deixa de ver várias coisas. Por exemplo: na ida a Genipabu, o ônibus passa por vários hotéis pra pegar o pessoal, e já o buggy pega somente você (ou mais pessoas, depende de você acordar com o bugueiro, o que diminui o preço também) e vai pela praia, passando por dunas, riachos, balsinhas, lugares onde o ônibus não tem nem como passar.

Evite andar de madrugada na região da Praia dos Artistas. Em Ponta Negra acho que não tem problema. Natal é umas capitais mais tranquilas do Nordeste, sua violência não se compara com as de Salvador, Recife, e até mesmo Fortaleza.
A cidade de Natal é interessante, os prédios luxuosos não ficam de frente para a praia, como nas outras cidades, mas sim em cima de um morro muito alto, de onde se tem uma vista linda do mar. Na beira da praia só há casas bem humildes, com exceção da Praia de Areia Preta onde estão construindo alguns espigões.

Não há um centro da cidade interessante de se conhecer, são poucos monumentos. Achei bonito o Teatro Alberto Maranhão e o Forte dos Reis Magos. Aliás, o Forte está muito mal cuidado, não sei como pode ser tombado pelo patrimônio histórico nacional. E ainda cobram R$ 3,00 para entrar. O marco do descobrimento, um obelisco de pedra importantíssimo, com 500 anos de idade, está jogado em um salão com uma placa que mal dá pra ler o que é, se você não ter ouvido falar antes, pode esquecer.

Vale a pena a visita pela sua importância, mas merece uma imensa reclamação.

Há dois shoppings em Natal, o Natal Shopping, que é o melhor e o Praia Shopping, em Ponta Negra, que tem o melhor cinema.
Não abusem dos temperos, principalmente da manteiga de garrafa.
Preço de táxi não é dos mais baratos mas também não é diferente de outras cidades turísticas do Brasil.

Cuidado com os recepcionistas dos hotéis. Se vocês pedirem para eles agendarem os passeios de bugue provavelmente irão querer ganhar em cima. Liguem direto nas agências.

Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template