segunda-feira, 1 de setembro de 2008

LONDRES

Olá pessoal!!! Estou de volta, agora com a bela Londres. Cidade de parques maravilhosos, bons pubs, excelentes museus. Confiram as informações e boa viagem!

O VISTO DA INGLATERRA
A Inglaterra ainda não exige visto, contudo é bom ficar atento para não ter problemas quando desembarcar em Londres. Seguem algumas dicas valiosas:

a) Passagem aérea
Tenha sempre a passagem de volta, e se perguntarem quando você retornará, diga exatamente a data impressa no bilhete aéreo. Não seja contraditório nesse assunto, eles poderão encrencar com isso.

b) Bagagem
Nunca carregue bagagem em excesso e cuidado com os itens carregados, pois eles verificam tudo. Itens que possam vir a indicar que você pretende morar na Inglaterra podem ser fatais. Eles chegam a ler cartas pessoais buscando indícios de endereços de amigos indicando locais para trabalho, para se ter uma idéia de quão minuciosa pode ser a revista.

c) Dinheiro
Tenha sempre dinheiro em mãos suficiente para sustentá-lo durante o período em que disser que vai ficar no país.

d) Amigos
Jamais diga que tem amigos que trabalham ou moram no país. E se tiver, não peça para ir pegá-lo no aeroporto. Eles podem até te seguir ao saguão do aeroporto ou vigiar através de câmeras.

e) Estadia
Tenha sempre na ponta da língua onde vai ficar. NÃO PENSE EM MENTIR, eles chegam a ligar do aeroporto confirmando sua reserva. Se for o caso, reserve um hotel/albergue baratinho para garantir. Se for ficar em casa de amigo, é um péssimo indício para eles, conta muitos pontos negativos. A dica é reservar um albergue baratinho por uns dias em Londres, e melhor ainda, reservar outro albergue em outra cidade fora da Inglaterra (Paris é a que mais cola por ser muito turística) no período subseqüente ao da reserva em Londres. Assim, cola melhor a idéia de que você não vai para ficar.

f) Conhecidos no aeroporto
Não diga que tem alguém esperando no aeroporto se não houver realmente, eles chegam a ir procurar a pessoa. Além disso, cuidado ao dizer que não conhece ninguém no país, principalmente se você tiver conhecidos que forem te buscar no aeroporto. Houve casos em que após a pessoa dizer que não conhecia ninguém eles anunciaram no aeroporto que essa pessoa estava perdida, e para quem a conhecesse para comparecer a determinado local. Resultado: Deportado.
Em suma, NÃO MINTA NUNCA, por mais que você ache que eles nunca vão descobrir, eles são muito espertos.

HOSPEDAGEM
Curfew é o "toque de recolher". Se o albergue que você está interessado(a) tem curfew isso quer dizer que a uma certa hora da noite ele estará fechado e você não terá como entrar se chegar após esse horário. Lock-out é a expressão que usam quando o albergue fecha pra limpeza.
Fique atento:
- Hostels = Albergues.
- Hotels = Hotéis.
- B&B = Pousadas.

Eu fiquei no Piccadilly Backpackers - Esta localizado no coração de Londres. A um passo das atrações mais populares e uma distância considerável de Regent Street, Piccadilly Circus, Trafalgar Square, The Strand, leicester Square, Covent Garden, Regent Street Shopping, Soho, bares del West End, Buckingham Palace, Big Ben, The London Eye, pubs, teatros, cines y discotecas.
- Direção: 12 Sherwood Street. Piccadilly. London W1F 7BR. United Kingdom
- Estação de metro: Piccadilly Circus
- Estação de trem: Charing Cross, Kings Cross, Paddington, Liverpool Street and Victoria.

TRANSPORTE
Se o ponto de partida para sua viagem à França é a cidade de Londres, lembre que uma boa opção de transporte entre França e Inglaterra é atravessar o Canal da Mancha pelo Eurostar, o trem que liga os dois países pelo túnel submarino. Em cerca de três horas você vai da Waterloo Station, em Londres até a Gare du Nord, em Paris. As duas estações são no centro das cidades, e assim você fica livre daquela história de aviões, espera no aeroporto, etc. Confira os horários dos trens e tarifas em http://www.eurostar.com/.
Outra opção é atravessar o canal num dos excelentes ferries, e curtir uma travessia de barco. Claro que primeiro você tem que chegar ao litoral da Inglaterra. A maior parte das rotas marítimas partem da cidade de Dover, pois ela é a cidade mais próxima da Europa Continental.

Há trens partindo de Londres para Dover a todo instante. Ao chegar em Dover pegue o ônibus grátis da companhia P&O, que vai da estação de trens, bem no centro de Dover até o porto da cidade, de onde saem os ferries. O trajeto leva só 5 minutos. Confira a hora de partida do próximo ferry para a França. A cidade mais próxima em território Francês é Calais, por isso há partidas para ela a cada 40 minutos em média. Compre o seu bilhete e embarque. Em 90 minutos você vai de Dover/Inglaterra até Calais/França.

Se você não conhece estes ferries, pode estar certo que vai adorar a travessia. Dá até pena quando a viagem acaba. Além de super confortáveis, os ferries tem salões de vídeo, playgrounds para crianças, diversos restaurantes, máquinas de jogo, câmbio, lojas, etc. Veja mais detalhes, rotas e preços nos sites da P & O Stena Line, Sea France e Brittany Ferries.

Chegada na cidade pelo Aeroporto de Gatwick - Está situado a cerca de 40 km ao sul de Londres. Depois de passar pelas formalidades de imigração e pegar sua bagagem, você terá três opções para chegar à Londres:
Taxi - opção nada recomendável, pois uma corrida até o centro pode custar cerca de £60.

Gatwick Express - trens expressos, com partidas a cada 20 minutos, ligando o aeroporto até a estação ferroviária Victoria, no centro de Londres. O embarque é na plataforma anexa ao aeroporto, a passagem custa cerca de £20, e a viagem leva aproximadamente 30 minutos.

Trens - diversos trens que vem do sul da Inglaterra param na estação do aeroporto, numa plataforma bem ao lado de onde parte o Gatwick Express. O trajeto até o centro é de cerca 35 minutos, e apesar de fazerem algumas paradas adicionais pelo caminho até chegar em Londres, a passagem é bem mais barata. Preste atenção para não passar do ponto e seguir viagem até o norte da Inglaterra. Ao comprar o bilhete informe-se em qual estação de Londres você deve desembarcar. Geralmente os trens vindos do sul param nas estações City, Waterloo ou Euston, todas no centro de Londres.

Aeroporto Garwick - o National Express leva 90 minutos. Sai de hora em hora e custa 8 libras a ida. De trem, o Stansted Skytrain sai a cada meia hora e custa 11 libras. De qualquer aeroporto um taxi custará em torno de 50 libras.

Transporte pela cidade
O metrô (seu nome oficial é Underground, mas todos se referem à ele como The Tube) é a melhor opção de transporte na cidade. No metrô londrino as linhas não tem números, como na maioria das outras cidades, e sim nomes: Linha Victoria, Bakerloo, Northern, Picadilly, Central, District, Circle... O sistema inclui 13 linhas diferenciadas por cores. Os mapas do metrô são distribuídos gratuitamente nas estações. Os trens funcionam de 5h30min às 00h30min, todos os dias do ano. Horários de fechamento das estações variam de acordo com o dia, geralmente nos finais de semana. Londres é dividida em zonas concêntricas numeradas de 1 (a mais central) a 6 (a mais externa) e ao comprar o passe lhe perguntarão para quais zonas você quer o bilhete. A maior parte das atrações na cidade está nas zonas 1 e 2, por isso um passe para estas duas partes da cidade é suficiente para ir a quase todos lugares. Só compre para as zonas mais externas se você realmente pretende ir até lá.

Guarde seu bilhete até sair do metrô, pois também é necessário inserir o ticket na roleta na hora de sair da estação. O passe de metrô dá direito a viajar em todas as linhas de ônibus da cidade. A melhor maneira de pagar pelo transporte é comprando um travel card. O travel card especifica até quando você pode circular pelo sistema (tickets de 1 dia, 1 semana ou 1 mês) e em quais zonas você está autorizado a circular (zona 1, zona 1-2, zona 1-2-3 e outros). Para obter informações detalhadas de valores consulte o site oficial: www.londontransport.co.uk. O bom do travel card é que você pode utilizar os 3 meios de transporte público (metrô, ônibus e British Rail) dentro das zonas e períodos especificados no seu ticket.

Nas escadas rolantes, os passageiros situam-se sempre do lado direito da escada para dar espaço aos demais que não queiram ficar parados nas escadas.
Se for ficar menos de uma semana é mais vantagem comprar o passe individual. Pergunta o valor do passe diário para depois das 9h nos dias de semana e qualquer horário no fim de semana para a zona 1 e compare os preços.
Quando saímos do Piccadilly fomos para o aeroporto de Gatwick. Pegamos o metrô até a Victoria e de lá tem uma linha chamada Gatwick Express que sai de 15 em 15 minutos, então foi tranqüilo.

Veja mais detalhes sobre o sistema de metrô de Londres, condições atuais de funcionamento das linhas, horários, promoções e informações turísticas no site www.thetube.com.
Passe de ônibus em Londres - 1 libra (vale por 1 dia).
Você terá a oportunidade de viajar em um dos famosos ônibus vermelhos de Londres (double-decker bus). Esses ônibus circulam por toda Londres e você pode pagar individualmente por cada viagem ou usar o travel card. Os valores variam de acordo com o trajeto. Os que circulam na zona 1 costumam ser os mais caros. A vantagem do transporte público em Londres é que mesmo que seja de madrugada e os metrôs não estejam mais em funcionamento e você não tenha dinheiro para pagar um taxi e queira voltar para casa depois de uma festa ou teatro no West End, você terá a opção dos night buses. Esses ônibus noturnos começam a circular a partir da meia-noite até as 6hs da manhã e partem de Trafalgar Square. Eles são identificados com uma letra N antes do número.

Táxis - outro ícone de Londres sãos os famosos taxis pretos. São mais caros que o transporte público mas podem ser econômicos se houver mais de 2 passageiros (máximo de 5 passageiros por viagem).
Minicabs: Geralmente são dirigidos por motoristas não oficiais em diferentes áreas. As tarifas são negociáveis.

ALIMENTAÇÃO
Restaurantes
Para não se gastar muito e comer bem há basicamente três alternativas. A primeira opção é fazer sua refeição no restaurante das lojas de departamento. O serviço é rápido, e para quem quer sentar numa mesa e fazer uma refeição quente esta é a melhor alternativa. Recomendo o restaurante existente na Bhs (Oxford Street, bem perto de Oxford Circus). Quase todas lojas desta rede tem no segundo andar um salão de refeições tipo bandejão, com pratos do dia (fish and chips, kidney pie, frango com batatas e molho gravy e outros pratos usuais da Inglaterra), bem como sanduíches, tortas ótimas e bebidas diversas. À tarde são servidos lanches com chá, scones e doces. Diversas outras lojas de departamento também mantém restaurantes deste tipo, entre elas a Debenhams e Woolworths. Apenas seus preços e opções variam.

A segunda opção para sua refeição é ir num pub. E a terceira opção é ir numa das redes de restaurantes familiares, que estão em toda parte. Meu preferido neste caso é o Garfunkel´s (tem duas casas bem ao lado do Museu Britânico, e alguns da região do Soho). Não é caro e tem uma boa variedade de pratos e sobremesas deliciosas. Sugerimos o Chicken Kiev, peito de frango crocante, recheado com molho de manteiga ao alho, acompanhado de batatas assadas à moda inglesa e salada. Para sobremesa experimente a Chocolate Revenge, bolo de chocolate com calda acompanhado de três tipos de sorvete, creme chantilly e cobertura de calda de chocolate quente.

Se seu caso é saudades da comida brasileira, não se desespere. Vá até o Brasil by Kilo, situado na Oxford St 17, quase esquina com Totenham Court Rd. Lá você encontrará muitos daqueles quitutes tipicamente brasileiros, desde o pão de queijo ao feijão com arroz, das empadinhas à farofa, além de boas carnes preparadas como em nenhum outro lugar da Inglaterra. Além de tudo você certamente encontrará com muitos outros brasileiros, pois o lugar já se tornou ponto de encontro da comunidade verde amarela de Londres.

Comer barato, só se for em mercado: os mercados de bairro são uma boa opção para a noite. Em Londres a comida é muito sem graça. Aproveite para comer nos fast food (Mc Donalds, Wendy´s, Burger King). Prove também fish and chips, o famoso peixe com batata frita, dependendo de onde você compra pode ser bem saboroso. Barato também são os restaurantes orientais e também as banquinhas que vendem comida típica nas feiras de artesanatos e quinquilharias como em Camden Town. Lá você come coisas bem gostosas sem gastar muito, comida tailandesa, koreana, indiana, etc. Algo típico inglês que gosto muito é o café da manhã com bacon, ovos e baked beans. Um café destes bem reforçado é quase um almoço.
A coca cola da Europa é horrível, sem gás e não muito gelada. Então abuse do vinho ou suco (os sucos não são como os do Brasil).

PASSEIOS
Troca da Guarda no Buckingham Palace
Um regimento chega marchando pelas ruas, assume a guarda do palácio, e o regimento anterior vai embora também marchando, todos precedidos por bandas militares. Diariamente no verão, e em dias alternados nas outras estações, sempre às 10:30 hs. Chegue cedo, pois o lugar fica muito cheio.
Eu ainda dei sorte de acompanhar em um dia ensolarado. É inesquecível. É um passeio que você não pode deixar de fazer.
Torre de Londres
Conjunto de prédios históricos, com destaque para a White Tower, maior coleção da Europa de armas e armaduras medievais, e a exposição das Jóias da Coroa, com peças de ouro maciço imensas, diamantes e brilhantes ofuscantes. Ticket pra entrar na Torre de Londres (ver jóias da coroa) - 12 libras.

Tower Bridge
Mais famosa ponte da cidade. É possível tomar um elevador para visitar a parte de cima das torres.
Museus
Quase todos administrados pelo governo tem entrada grátis. Os particulares cobram taxa de entrada.
British Museum - gratuito – endereço: Great Russel Square, WC1, tel. 7636 1555/ 323 8599. Metrô: Tottenham Court Road. Diariamente das 10h às 17:30h (quintas e sextas das 10h às 20:30h). Uma infinidade de atrações que justificam mais de uma visita para explorar esse prédio neoclássico, onde se encontram múmias egípcias, tesouros roubados de países do mundo todo, uma vasta biblioteca e a sala de leitura onde Marx estudava. Visite as sessões uma a uma e jamais esqueça a Sala Egípcia (no subsolo) e a Sala dos Manuscritos (no térreo), aliás, foram os manuscritos que deram origem ao museu ao serem doados por um Lord. Em frente à galeria fica o Trafalgar Square, uma praça muito linda.

Museu de Cera de Madame Tussaud - com reproduções super bem feitas de personalidades históricas e atuais.

Victoria & Albert Museum - tesouros, peças históricas, e exposições com objetos antigos de várias civilizações.
Natural History Museum - um dos melhores museus de História Natural do mundo.

Science Museum - dedicado à todos os ramos da ciência e tecnologia, com cinco andares de exposições muito interessantes.
Transport Museum - todos os tipos de transporte usados em Londres nos últimos 200 anos, uma autêntica viagem no tempo).
Imperial War Museum - dedicado à história dos conflitos armados, com destaque para as grande guerras mundiais. Com experiências interativas, simulações, e centenas de peças históricas, inclusive os foguetes-bombas V1 e V2, que eram jogadas pelos nazistas em Londres.
RAF Museum - com dezenas de aviões de várias épocas, perfeitamente conservados).
Greenwich Maritime Museum - duas atrações muito próximas: museu marítimo e observatório de Greenwich.
London Dungeon - museu de cera retratando as histórias e torturas da idade média. Indicado só para quem tem estomago forte.
Igrejas

Saint Paul Cathedral, onde foi realizado o casamento da princesa Diana. É imensa. Não deixe de visitar o subsolo, onde estão sepultados o Almirante Nelson, Duque de Wellington, e todos os outros grandes heróis Ingleses.
Westminster Abbey, de arquitetura belíssima, onde está a tumba da Rainha Elizabeth I, Mary Queen of Scotts e Shakespeare, entre diversos outros. Abadia de Westminster. Custo de 9 libras.
Greenwich - onde fica a linha internacional do tempo, que divide o mundo em longitudes leste e oeste - um bom lugar para bater a tradicional foto com um pé em cada lado do globo.

London Aquarium - um dos melhores aquários que já visitamos.
Covent Garden. É um prédio antigo onde funcionava um dos maiores mercados da cidade. O local foi reformado, e agora é um dos pontos turísticos mais animados de Londres. Aos domingos se transforma numa das principais opções de lazer da cidade, com muita gente, música ao vivo, apresentações teatrais, marionetes, restaurantes, pubs, artesanato e muitos produtos típicos à venda.

Programa Giratório
Com a chegada do século 21 foi inaugurada, bem às margens do rio Thames e de frente para o Big Ben, a imensa roda gigante London Eye, que fornece o visual mais fantástico da cidade. Com altura equivalente a um prédio de 45 andares, e permitindo ver à uma distância de até 40 Km em volta, uma volta na London Eye é a melhor forma de ver Londres e todas suas atrações de um angulo privilegiado. Ticket para o London Eye - 11 euros.

Para dar rolê, principalmente no sábado e domingo um lugar muito interessante é Camden Town. Desça na estação de metrô Camden e logo saindo pra rua você vai ver o movimento. Muitas lojas de roupas malucas, galera com visual diferente, a feira de artesato e antiguidades no Camden Lock, as barraquinhas de comida "ethinic" de vários países, músicos tocando na rua, você pode passar horas perambulando por lá.
Minha dica é andar muito a pé (o "centro" -west end- é pequeno) para conhecer bem a cidade e aproveitar os museus gratuitos. São Imperdíveis:

A National Gallery - Trafalgar Square, WC2, tel. 020 7839 3321. Aberta diariamente das 10h às 18h (às quartas-feiras fecha às 21h). Entrada grátis. Maior coleção de pinturas da Inglaterra, com cerca de dois mil quadros dos grandes mestres do séc. 13 ao 16 (Piero della Francesca, Raphael, Titian, Veronese, Rembrandt, Velásquez, impressionistas, etc.). Ao lado encontra-se a National Portrait Gallery, com exposições de fotos, pinturas e esculturas de membros da família real e figuras mais contemporâneas. E o British Museum - e são todos gratuitos.

Para quem está em Londres e gosta de Parques visite o Hampsted Heath, fica na estação de trem do mesmo nome, é muito lindo tem vários lagos, varias trilhas e um lugar muito alto, onde se tem uma ótima visão da City. Excelente para um picnic ou uma caminhada num dia de sol!
Depois de conferir o horário com o Big Ben, rodar no London Eye, visitar a rainha no Buckingham Palace e caminhar pelo Hyde Park, você ainda pode se divertir em Covent Garden, fazer compras na Oxford Street e ver os punks de Camden Town.

Falta de dinheiro não é desculpa para deixar de sair e se divertir em Londres. Nesta cidade o que não faltam são opções de lazer para todos os gostos e bolsos, mesmo aqueles que estão vazios... Confira aqui nossa lista com sugestões para aproveitar bem seu tempo na cidade sem ter que gastar nenhum tostão (outras sugestões):

Assistir às performances dos “baskers” – artistas de rua, que se apresentam em Leicester Square (somente lembre-se de sair de fininho quando eles começarem a “passar a sacolinha”).

Caminhar ao longo do Regents Canal, no trecho que começa na Warwick Avenue e vai até Camden Town. Não deixe de ver os inúmeros barquinhos, estacionados no canal (e repare quanta gente usa esses barcos como uma forma alternativa de acomodação) e veja o zoológico de Londres de graça (ou pelo menos, um pedaço dele).
Disputar uma partida de futebol no Regents Park, Hyde Park ou no Clapham Common.
Ir até a Selfridges, na Oxford Street, e experimentar todas as roupas da Armani. Faça cara de esnobe e diga: “Não ficou bem..”’. Depois, vá até a Harrods em Knightsbridge e pergunte o preço do piano de cauda. Quando obtiver a resposta, pergunte se eles vendem nas cores da bandeira do Brasil.
Ande ao longo do rio Tâmisa com uma capa-de-chuva escura e óculos de sol.

Vá até o pub, em final do campeonato, e pegue a melhor mesa. Na hora de pedir a sua bebida, peça pela “tap water” (água da torneira).

Aproveitar o dia para andar a pé pela região de Picadilly Circus e Leicester Square, siga em frente até o Convent Garden (uma feira tipicamente londrina) com muitos pequenos restaurantes e cafés, depois volte e pegue a Regent Street à esquerda, simplesmente ande e olhe tudo, aparecerão ao seu lado enormes lojas de departamento (8 ao todo), entre e olhe.

VIDA NOTURNA
Party bus

Entrem no site para uma melhor explicação:
http://www.partybus.co.uk ou
Pubs
Ao contrário do que alguns pensam, não são só para beber. Muitos deles servem ótimos pratos durante todo o dia, com comida quente, sanduíches ou lanches rápidos. Se quiser acompanhar com um chope, peça do tipo lager que é claro, parecido com o que temos no Brasil, e é servido gelado, ou o bitter que é amargo, avermelhado e vem fora do gelo. Há milhares de pubs em toda Inglaterra. Alguns são pouco simpáticos e enfumaçados, outros são ótimos e agradáveis.
Alguns dos pubs mais conhecidos em Londres são: Lamb and Flag (no Covent Garden), Red Lion (em Picadilly), Salisbury (perto da Trafalgar Square) e Bunch of Grapes, meu preferido, situado na Brompton Road, perto da loja Harrod´s, com um ambiente ótimo e comida muito gostosa.

Os pubs geralmente funcionam assim: Escolha seu prato no balcão de refeições, pague e escolha uma mesa para sentar. Quando estiver pronto seu prato é levado até você. A bebida só é servida no balcão do bar e paga em separado. Vá até lá, escolha a cerveja pela marca. Há uma torneirinha para cada marca, pague e leve para sua mesa. Também há outras bebidas, como vinhos e refrigerantes.

Música, Dança, Bares
Um dos pontos mais animados da Londres noturna é na área da Leicester Square. O Soho é mais liberal para quem não tem preconceitos.
Um dos clubes mais agitados de Londres é o Ministry of Sound (103 Gaunt Street SE1, tel. 020 7740 8600). A entrada é cara (£12 a £15, conforme a noite), a fila é imensa, os seguranças são grossos, mas o Ministry atrai uma multidão incansável que lota as quatro pistas de dança.

O Fabric (77A, Charterhouse Street, EC1, tel. 020 7336 0444, £12 a £15) também é bastante badalado, com duas pistas de dança que alternam house music e drum & bass. A diversidade dos nightclubs londrinos é imensa e o estilo das noites varia conforme o promotor, ou seja, o mesmo club pode promover uma noite para hippies na quinta-feira e outra para gays no sábado. Existem diversas noites brasileiras em Londres e embora a programação mude com freqüência os nightclubs anunciam as novidades todo mês na revista Leros.

Apesar dos pubs fecharem às 23:00, a noite vai longe na cidade. Para saber informações atualizadas consulte o Time Out and Where. Além disso, existem várias opções de teatros, e vc pode comprar ingressos bem baratos no Half Price Ticket Booth, na Leicester Square sempre oferecem bilhetes pela metade do preço (somente para o próprio dia).

COMUNICAÇÃO COM O BRASIL / INTERNET
Acesso à Internet
Easy Internet Cafe
Com diversas lojas na cidade, abertas todos os dias, durante 24 horas. Esta rede agora já está presente em diversas cidades da Europa, e é a melhor forma de ter notícias do Brasil e do mundo. Insira algumas moedas nas máquinas automáticas existentes da entrada e você receberá um código de acesso. Depois basta sentar em qualquer computador disponível, digitar o seu código e você pode surfar à vontade pela Internet

Podemos ligar pro Brasil e falar por cerca de 30 minutos por miseros 30 pence, o equivalente a 1,50 reais. Seguinte, de qualquer telefone publico é só depositar 3 moedas de 10 pence, discar para 08701441234 você ouvirá uma gravação dizendo o custo da ligação, o que não importa porque você já sabe quanto vai gastar, e em seguida a gravação pede para discar o numero desejado. Aí é só discar 00 55 código da região sem o zero e o numero do telefone. Por exemplo: 00 55 41 123-0000. Só vale pra telefones fixos.
O código internacional do Brasil é 0055. Depois é necessário incluir o código da cidade, sem o zero inicial e o número de telefone.

COMPRAS
Melhor parte da cidade para compras e comércio em geral: Como toda cidade grande, Londres tem muitas regiões diferentes, bairros ótimos com vida comercial independente. Mas há um consenso de que, em termos turísticos, o melhor da cidade fica na região chamada de West End, principalmente ao longo das ruas Oxford Street, Regent Street, Bond Street, Picadilly Circus e Leicester Square. Lojas de Departamento que valem uma visita: As grandes lojas de departamento são uma das tradições Inglesa. Não deixe de visitar algumas delas. Entre as mais tradicionais estão: Marks & Spencer, Fortnum & Mason, Selfridges, Debenhams e Liberty.
Supermercados

Em Londres é comum encontrar em quase todas as ruas e bairros pequenas vendas ou mercadinhos, geralmente com um Indiano no caixa. Se quiser mais variedade vá até um supermercado das redes Tesco ou Sainsbury's, que estão entre as maiores redes de Inglaterra e podem ser encontrados com facilidade em vários lugares.

Rede de Farmácia &Perfumaria
Para comprar remédios, perfumes, cremes, vitaminas, etc vá no Boots, a principal rede Inglesa do gênero. Em Londres parece até existir mais Boots do que MacDonalds.
Roupas
Há centenas de lojinhas e butiques em toda a cidade com roupas de todo estilo. Turistas geralmente preferem lojas mais conhecidas, e não muito caras, como a H & M e Bhs e Mothercare (especializada em roupas para crianças).

Mercados de Rua - Bom para encontrar e comprar curiosidades, antiguidades, roupas informais e quinquilharias diversas. Os mais procurados ficam nas regiões de Portobello Road, Petticoat Lane e Camden Passage.
Brinquedos

Hamley´s (maior e melhor loja de brinquedos do mundo), na Regent Street. É impossível ir lá e não se sentir criança novamente.
Harrod´s. Uma visita à Londres sem uma ida à esta superloja não estaria completa. Seu prédio de 5 andares, ocupando todo um quarteirão é uma das maiores tradições Inglesas, e eles se orgulham de vender de tudo. O seu lema é: "Se não tivermos o que você quer, mandaremos buscar, não importa de qual lugar do mundo." Claro que os preços são proporcionais... Passear pelo prédio da Harrod´s e visitar seus diversos departamentos é um programa super divertido, ainda que você compre apenas lembranças, chaveiros, canetas, etc. No último andar é servido todas as tardes o melhor chá tradicional de Londres, com doces diversos, scones, sanduíches variados e cremes e geléias deliciosos à vontade por £18,50.
Apesar de ser considerado o paraíso das compras por muitos, eu me conteria nessa cidade. Tudo é muito caro. A taxa de venda de 17,5% já está inclusa no preço. Tradicionalmente, Londres tem 2 períodos de liquidação: Janeiro e Julho.

INFORMAÇÕES TURÍSTICAS
Visitorcall: (839) 123456 - informações por telefone. British Travel Centre: Rex House, 4-12 Lower Regent St. Metrô Piccadilly Circus. Liverpool Street Railway Station. Tourist Information Centre: Victoria Station Forecourt metrô Victoria Station. Aeroporto Heathrow: Terminal 1,2 e 3
Médias temperaturas, nascer e pôr do sol (setembro) http://br.weather.com/weather:
Máxima / mínima / média: 18ºC / 08ºC / 14ºC.
Nascer / por do sol: 6:48 a 6:53 / 18:56 a 18:49.

DIVERSOS
Fique atento para as comissões cobradas na hora de trocar seu dinheiro. Nos aeroportos são cobradas as maiores taxas, portanto troque apenas a grana do taxi ou do ônibus caso precise e fuja das lojas de câmbio dos aeroportos. Muitos bancos não cobram nada e é mais seguro do que trocar em quiosques na rua.
Cuidado com locais que se entitulam Half Price Tickets! O único oficial e que realmente cobra metade é o TKTS na Leicester Square, no centro dela!
Os ônibus turísticos Hop in-Hop out não valem a pena, use o transporte público regular. Você pode comprar um day-pass por uma fração do que pagaria por esses ônibus.
Muito cuidado quando for atravessar a rua, olhe para os dois lados para garantir, tudo é ao contrário!

Não use as máquinas de chocolate no metrô. Você provavelmente terá seu dinheiro engolido, e pior, será identificado como um turista, o que pode ser perigoso.
Evite trocar dinheiro nas casa de câmbio. A melhor opção é sacar com seu cartão. Cuidado com os NO COMISSION, às vezes refere-se apenas à compra e não venda de moeda local.

Cuidado com os restaurantes de 10 libras all you can eat. Normalmente a qualidade não é das melhores, certifique-se!
Não compre nada nos camelôs que vendem a preços de banana, ou são produtos que foram recusados (com defeito) ou roubados. Enfim, sem garantia nenhuma!

Cuidado com os falsos leilões que existem na cidade. Você pode se empolgar pois vê pessoas realmente dando ofertas, mas na verdade também fazem parte da gangue! A maioria dos produtos ou é falso ou quebrado.
A Oxford Street, quando muito cheia, chega a ser irritante. Uma alternativa boa é a Camden Town.

Especialmente na região do Soho, você pode ser abordado por lindas mulheres te convidando para um bar. Cuidado! Elas farão de tudo para que peça uma bebida que pode custar centenas de libras!
Cuidado com trombadinhas, especialmente no metrô onde preferem agir. Atenção triplicada aos seus pertences!

Atenção, tem uma placa nas estações do metrô alertando sobre trombadinhas. A primeira reação de quem lê é checar se está com a carteira consigo. Não raro há pessoas te vigiando e assim elas sabem onde você guarda a carteira.

Cuidado com os camelôs, especialmente os de comida. Não raro vendem coisas vencidas, de procedência duvidosa. Note que locais nunca compram deles.
Um dos maiores cuidados que você deve ter em Londres é não esvaziar sua carteira ao ponto de ter que voltar para casa!

No British Museum, se você tocar qualquer coisa um sonoro alarme vai tocar e policiais vão aparecer!
Evite o metrô em estações pouco movimentadas especialmente à noite.
Das 7am as 6:30pm, se você dirigir no centro de Londres tem que pagar uma taxa de engarrafamento, que é de 5 libras por dia. A multa por não pagar a taxa é de 80 libras.

ROTEIRO PARA 4 DIAS
1º dia
1) Chegada à tarde / hospedagem.
2) Visitar o British Museum (gratuito). Em frente tem a praça Trafalgar Square
Address: Great Russell Street London - WC1B 3DG
Tel: 020 7323 8299
Web: www.thebritishmuseum.ac.uk
Directions: general Tube: Tottenham Court Road, Russell Square or Holborn Attraction Information: Duration: 2h. Opening Times: Open all year, Sat-Wed 1000-1730, Thurs-Fri 1000-2030 (selected galleries remain open 1730-2030). Closed 25 Mar, 24-26 Dec 1 Jan.
3) Aproveitar o resto do dia para andar a pé pela região de Picadilly Circus e Leicester Square siga em frente até o Convent Garden.
4) Noite: Covent Garden

2º dia
1) Troca da guarda no Buckingham Palace (C2)
2) Conferir o horário com o Big Bem (C4)
3) Rodar no London Eye - British Airways London Eye – (C5)
Address: Riverside Building, County Hall Westminster Bridge Road London - SE1 7PB
Tel: (0870) 220 2223
Web: www.ba-londoneye.com
Directions: general Tube: Waterloo. Attraction Information: Duration: 30 min Age range: 5-15
Opening Times: 6 Jan -9 Feb closed for annual maintenance. Feb - Apr 0930-2000, daily, May, June and Sept 0930-2100 daily, July and Aug 0930-2200 daily, Oct- Dec 0930-2000. Exceptions
Prices: Concession: £10,00 / Child: £6,50 / Adult: £12,50 Business & Conventions: Room with a Special View. Accept Payment in Euros. Civil Wedding Licence
5) Abadia de Westminster (D4)
6) Parque San James (D3)
7) Parlamento – Houses of Parlament (D4)
8) A Torre de Londres (The Tower of London)
Address: Tower Hill London - EC3N 4AB
Tel: (0870) 756 6060
Web: http://www.tower-of-london.org.uk/
Booking: Book Online
Directions: general - Signposted from station Attraction Information: Duration: 3 h Age range: 5-16
Opening Times: Opem 1 Mar-31 Oct, Sun-Mon 1000-1700, Mon-Sat 0900-1700. 1 Nov- 28 Feb, Sun-Mon 1000-1600, Tues-Sat 1000-1600. Closed 24-26 Dec and 1 Jan.
Prices: Concession: £11,00 / Adult: £14,50 / Child: £9,50
8) Centro de compras: C&A, MARK & SPENCER e na SIELFRIEDS.
Noite: Festa no Piccadilly

3º dia
1) Natural History Museum – gratuito (62) (um dos melhores museus de História Natural do mundo).
Address: Cromwell Road London - SW7 5BD
Tel: (020) 7942 5000/5011/555
Web: http://www.nhm.ac.uk/
Directions: general - Either use pedestrian tunnel from underground station and exit where signposted or walk up Exhibition Rd and cross Cromwell Rd to locate museum. Attraction Information: Duration: 2 hrs 30 mins Opening Times: Open all year, Mon-Sat, 1000-1750, Sun, 100-1750. Closed 24-26 Dec.
Price: Free:
2) Science Museum (simplesmente extasiante) – gratuito (68)
Address: Exhibition Road London - SW7 2DD
Tel: (0870) 870 4868
Web: http://www.sciencemuseum.org.uk/
Directions: general - Follow signs from the station. Attraction Information: Duration: 3 h minimum Opening Times: Open all year, daily, 1000-1800. Closed 24-26 Dec.
Prices: Free:
3) The Victoria & Albert Museum (76)
Address: Cromwell Road London - SW7 2RL
Tel: (020) 7942 2000
Web: www.vam.ac.uk
Directions: general - Follow the 'Museums' tunnel from South Kensington Underground. Attraction Information: Duration: 2h 30 min Opening Times: Open all year, daily, 1000-1745, Wed and last Fri of month, 1000-2200. Closed 24-26 Dec. Prices: Free:
4) Kensington Palace (50)
5) Caminhar pelo Hyde Park (B1)
6) Oxford Street / Piccadilly
7) Noite:

4º dia
1) Museu Madame Tussaud (museu de cera) e the London Planetarium
Address: Marylebone Road London - NW1 5LR
Tel: (0870) 400 3000
Web: http://www.madame-tussauds.com/
Opening Times: Open all year, Mon-Fri, 0930-1730, Sat, Sun, 0900-1800.
Prices: Concession: £15,99 / Child: £14,99 / Adult: £19,99
2) London Zoo e Regent Park
Address: Regent's Park London - NW1 4RY
Tel: (020) 7722 3333
Web: http://www.zsl.org/
Opening Times: Open all year, daily, 1000-1600. Closed on Christmas Day.
Prices: Adult: £13,00 / Concession: £11,00 / Child: £9,75
3) Saída para Paris, logo depois do almoço
Outras atrações:
1) The National Portrait Gallery - Galeria Nacional de Retratos – gratuito (B4)
Address: St Martin's Place London - WC2H 0HE
Tel: (020) 7312 2463
Web: http://www.npg.org.uk/
Directions: general - Follow signs for Trafalgar Square - next to National Gallery. Attraction Information: Duration: 1 h 30 min Opening Times: Open all year, Sat-Wed 1000-1800, Thur-Fri 1000-2100. Closed Good Fri, 24-26 Dec and 1 Jan 2006.
Prices: Free
2) National Maritime Museum (61)
Address: Romney Road London - SE10 9NF
Tel: (020) 8858 4422
Web: http://www.nmm.ac.uk/
Directions: general - Rail: Maze Hill;DLR: Cutty Sark;Boats: from Westminster, Embankment and Tower piers Attraction Information: Duration: 2 h Opening Times: Open all year, daily, winter, 1000-1700; summer 1000-1800. Last admission 30 minutes before closing. Closed 24-26 Dec.
Prices: Free
3) Transport Museum
Todos os tipos de transporte usados em Londres nos últimos 200 anos, uma autêntica viagem no tempo).
4) National Gallery (gratuito)
Address: Trafalgar Square London - WC2N 5DN
Tel: (020) 7747 2885
Web: http://www.nationalgallery.org.uk/
Directions: general - Cross into Trafalgar Square. Attraction Information: Duration: 1 h – minimum Opening Times: Open daily 1000-1800, Wed 1000-2100. Closed 24-26 Dec 2005, 1 Jan 2006.
5) Igreja Saint Paul Cathedral
Onde foi realizado o casamento da princesa Diana. É imensa. Não deixe de visitar o subsolo, onde estão sepultados o Almirante Nelson, Duque de Wellington, e todos os outros grandes heróis Ingleses.
6) Tate Modern (gratuito)
Address: Bankside London SE1 9TG
Tel: (020) 7887 8888
Web: www.tate.org.uk
Directions: general - Blackfriars: Cross Blackfriars Bridge and turn left along river walk. Southwark: Cross Union Street, turn left at Great Suffolk Street, cross Southern Street, continue on.
Opening Times: Open all year, Sun-Thu, 1000-1800, Fri, Sat, 1000-2200. Closed 24-26 Dec.

Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template