segunda-feira, 28 de julho de 2008

FERNANDO DE NORONHA

ONDE FICAR EM FERNANDO DE NORONHA

Existe um Sistema de Pousadas Domiciliares regulamentado que disciplina a hospedagem em Noronha. As pousadas são simples, mas extremamente aconchegantes e familiares. A relação abaixo é apenas sugestão para você contatar e pesquisar os preços. Eu fiquei na pousada da Adriana. Muito hospitaleira, me tratou super bem. O café da manhã era simples mas muito gostoso. Ela é gente fina e ainda dava dicas dos agitos da Ilha. Ah, o interessante foi que fiquei bem na pousada em frente a do meu chara Jair. rsrsrsrs


N. HOSPEDARIA DOMICILIAR PROPRIETÁRIO TELEFONE
01 DA ADRIANA ADRIANA DORNELAS 3618 1284
02 DA AUGUSTA Mª AUGUSTA LINHARES 3619 1513
03 DA MAGA EDLEIDE ÁUREA A. GOMES 3619 1387
04 DA TALITA Mª SOLANGE S. DOS SANTOS 3619 1275
05 DO DANDÃO JOÃO DA ROCHA AMORIM 3619 1154
06 DO JAIR JAIR RODRIGUES GOMES 3619 1718
07 DO GOLFINHO SEVERINA Mª DOS SANTOS 3619 1837


ALGUMAS DICAS PARA QUEM DESEJA CONHECER NORONHA

Evite, dentro do possível, deslocar-se ao Arquipélago em períodos de alta estação, principalmente entre 3 de Janeiro a 28 de Fevereiro. Além do fluxo elevado de turistas, o mar normalmente neste período está bastante agitado.

O período ideal de visita é de 7 ou mais dias, possibilitando assim um maior aproveitamento. Tem muitas trilhas e passeios para serem realizados. O custo da passagem aérea deve ser diluído em uma maior estada.

O sol em Fernando de Noronha sempre é muito forte, portanto não esqueça de usar um protetor solar adequado à sua pele. A energia local é de 220v e funciona 24 horas. A água, captada da chuva, e produzida por dessalinização da água do mar, é sempre racionada para se evitar colapsos. A ilha é servida por comunicações via satélite, com serviços DDD/DDI. Apenas o Banco Real dispõe de agência local, ligada por satélite a São Paulo e portanto capacitada a qualquer transação on line. Até o momento o banco não dispõe de carteira de câmbio. A partir de setembro de 1998, Noronha conta com serviços de telefonia celular (TIM, CLARO e OI). Alguns estabelecimentos comerciais ainda não aceitam cartões de crédito. Recomendo levar cheques ( aceitos em todo lugar ) ou dinheiro. O acesso a internet existe em algumas pousadas e cyber cafés, mas também é muito caro.
O governo do arquipélago mantém em funcionamento uma rádio FM Stéreo Rádio Golfinho, na freqüência de 96.9 Mhz e seis canais de televisão ( Globo, SBT, Record, /TV Pernambuco/Canal 21, Bandeirantes e Cultura/SP ), utilizando os canais VHF 4, 6, 7, 9, 11 e 13.

TAXA DE PRESERVAÇÃO AMBIENTAL (TPA)
Na chegada em Noronha é cobrada do visitante a Taxa de Preservação Ambiental, de acordo com tabela estabelecida pelo governo. A Taxa de Preservação Ambiental, é destinada a assegurar a manutenção das condições ambientais e ecológicas do Arquipélago de Fernando de Noronha, incidente sobre o trânsito e permanência de pessoas na área sob jurisdição do Distrito Estadual.

A Taxa de Preservação Ambienta] será cobrada a todas as pessoas, não residentes ou domiciliadas no Arquipélago, que estejam em visita, de caráter turístico.

COMO CALCULAR A TPA
A base de cálculo da Taxa de Preservação Ambiental será obtida em razão dos dias de permanência do visitante ou turista no Distrito Estadual de Fernando de Noronha, de acordo com os seguintes critérios:
a) para cada dia de permanência no Arquipélago de Fernando de Noronha, incidirá o valor correspondente a 15 (quinze) UFIRs, calculado sobre o valor vigente no dia do recolhimento, até o limite máximo de 10 (dez) dias.

b)- para cada dia excedente a partir do 10º (décimo) dia, incidirá o valor da diária referida no item “a”, acrescido, progressiva e cumulativamente de mais 5 (cinco) vezes o valor da UFIR, por cada dia excedente.

A seguir uma tabela com os valores vigentes para os cinco primeiros dias

PERMANÊNCIA (DIAS) VALOR DA TAXA
1 R$ 33,09

ONDE SE DIVERTIR EM NORONHA
Existem algumas opções de diversão na Ilha, mas na minha opinião a melhor delas é o mergulho. Ficar em contato direto com golfinhos, polvos, lagostas, tartarugas e outros animais que povoam o mar é uma sensação indiscritível.

Amanhecer no Mirante dos Golfinhos é uma das inúmeras trilhas de Noronha. Quem gosta de acordar cedo e observar os encantos da natureza é obrigado a realizar este passeio. A trilha é de aproximadamente um quilômetro até se chegar ao Mirante da Baía dos Golfinhos. Aí é só observar esses animais encantadores e o alvorecer, que neste lugar é maravilhoso.

A Ilha não é gigante mas proporciona inúmeras opções de trilhas. Vou citar as que gostei:

Trilha Costa Azul - O passeio começa com uma caminhada de aproximadamente 1km até chegar ao Mirante da Baía dos Golfinhos, um verdadeiro santuário, um imenso aquário natural onde o banho de mar, a pesca e o mergulho são rigorosamente proibidos. Essa trilha leva a um penhasco de 70 metros de onde se pode admirar golfinhos rotadores que procuram o lugar para se acasalar, alimentar os filhotes ou mesmo descansar. Na trilha que beira as falésias, em cada espaço aberto pela mata há uma vista deslumbrante das Baías do Sancho e dos Porcos. A trilha desce até a praia por meio de uma escada de ferro encravada na fenda de um penhasco de 40m. Em poucos minutos, o visitante pode cair na água e mergulhar em companhia de centenas de peixes coloridos.
Trilha Costa Esmeralda - percorre quase toda a extensão do Mar de Dentro. Inicia-se na Baía do Sancho, passando pela Baía dos Porcos e praias Cacimba do Padre, Bode e Americano. A última parada é no Forte de São Pedro do Boldró, um dos locais mais disputados para apreciar o famoso pôr do sol de Noronha.
Trilha das Tartarugas - percorre parte da costa do Mar de Fora. A Baía do Sueste, onde se inicia a caminhada, é uma praia calma que abriga o único manguezal de ilhas oceânicas no Atlântico Sul. Já a Praia do Leão, onde é feita a parada para descanso e banho, é uma das mais importantes da ilha, pois é palco da desova de tartarugas marinhas. A visita é controlada na época de reprodução das tartarugas, entre dezembro e junho.

Golfinho - Baía dos Porcos - Nesta trilha você poderá fazer um belo álbum fotográfico. O percurso é pelas encostas da Baía dos Golfinhos, do Sancho e da Baía dos Porcos, onde será possível fotografar paisagens inesquecíveis, observar os ninhos das aves marinhas e o movimento dos golfinhos. As emoções tomam conta quando é escalada em fenda, com dois lances de escadas encravados na abertura da rocha para que se possa chegar à Baia do Sancho. Dentro são conhecidas, com possibilidades de banho e mergulho. Duração de cinco horas.
Trilha do Pico - As aventuras não param. O objeto dessa trilha é chegar à base do morro do Pico. A trilha é acentuadamente íngreme e durante o percurso de aproximadamente 800m vamos apreciar o belíssimo cartão-postal do arquipélago de Noronha. Ao final, estaremos a 200m acima do nível do mar, para contemplar as belas cores em degradê da água marinha e uma vista parcial do arquipélago, com suas ilhas e praias. Passeios ideal para quem gosta de fotografia. Duração de duas horas e trinta minutos.

O passeio de bugue também é umá boa opção. Assim vc conhece tudo rapidinho e depois escolhe os melhores lugares para desfrutar. Começa o dia pelas praias, mergulhando com os guias e tirando muitas fotos, depois passar por todos os pontos turísticos da ilha. Duração aproximada do passeio: 8 horas. Valor: R$ 60,00..

Outro bom passeio é a caminhada histórica pela ilha, saindo da Vila de Nossa Senhora dos Remédios para visita dos pontos históricos: Palácio do Governo, Igreja, Museu e as ruínas do Forte dos Remédios e uma Caminhada ecológica com visita á Praia do Cachorro, á Praia da Conceição e Cacimba do Padre, conhecida pelas suas maravilhosas ondas. Duração aproximada do passeio 3:30 minutos.

O passeio de caiaque também é uma boa dica. Atividade agradável que possibilita observar as belezas da formação vulcânica da Ilha. Cada caiaque comporta duas pessoas e passa pelas praias do Cachorro e do Meio, com acompanhamento de lancha com guias e salva-vidas. Visite o site: http://www.remosdailha.com.br/.


Além das atividades de mergulho caminhada é possível encontrar um bom lugar para se dançar. Lá tem o forró do cachorro. Todos vão pra lá! Tem uma turma cintura dura, mas ninguém está nem aí. O negócio é se divertir!!! Outra ótima opção é o lual. As pessoas vão para praia se banhar com a lua. É demais, todos enlouquem com o prazer e a diversão.

Não deixe de visitar a Praia do Atalaia é muito linda e cheia de piscinas naturais onde se pode mergulhar com snorkel e dá para ver muitos peixes. Não é necessário saber nadar, pois as piscinas são muito rasas. O acesso a essa praia é controlado informe-se na pousada para visitá-la.

Um ótimo site de pesquisa é: http://www.noronha.com.br/
Então é arrumar as malas e boa viagem!

Fernando de Noronha!




Fernando de Noronha foi um dos lugares de beleza natural mais lindos que conheci! Esse é apenas um aperitivo do que será apresentado nesse blog. Aqui vou dar dicas e informações que vão ajudar a tornar sua viagem muito mais fácil e prazerosa! Aproveite e explore tudo que esse espaço virtual pode lhe oferecer.

Em breve voltarei com mais fotos e informações sobre Fernando de Noronha e suas belezas naturais. Aguarde e confira!

domingo, 27 de julho de 2008

Blog em construção!!!!

Cara(a) Amigo(a), seja bem vindo(a)!!!
Comecei esse blog recentemente, logo não tenho muitas informações disponíveis! Entretanto prometo que ele ficará recheado de informações, dicas e fotos em breve!

Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template