segunda-feira, 11 de agosto de 2008

ILHA DO MEL

HISTÓRIA E CULTURA
Localizada no Estado do Paraná, em Paranaguá, o povoamento da Ilha começou em 1767, com a construção da Fortaleza da Barra. A Fortaleza foi considerada inútil por ter sido construída debaixo de um morro, o que deixava a Ilha à mercê dos inimigos. Dessa maneira foram se formando pequenos vilarejos. Após a construção do Farol das Conchas, em 1872, a comunidade local começou a se expandir. Atualmente, muitos pescadores deixaram sua cultura local de lado para se dedicar ao turismo, que cresce a cada temporada na Ilha.


ACESSO, ATRATIVOS E FACILIDADES DE PERMANÊNCIA
Muito embora localizada em águas de Paranaguá, o melhor referencial para chegar à Ilha do Mel é o Balneário Pontal do Sul, onde se encontra o terminal de embarque marítimo com destino à Ilha.
Contando com inúmeras vagas para estacionamento de veículos, no Terminal de Embarque é que é efetuado o cadastramento de visitantes, a venda de passagens e informações.
Barcos muito bem equipados oferecem total segurança nos trinta minutos de travessia e, em meio ao trajeto, inicia-se a aventura quando se cruza o Canal da Galheta, por onde passam os grandes navios cargueiros com destino ao Porto de Paranaguá.


De hora em hora, seguem embarcações para Encantadas, Farol/Brasília e Fortaleza e a chegada, também em terminais e trapiches, oferecem a mesma tranqüilidade de embarque e desembarque aos visitantes. Como não é permitida a tração animal ou a motor, diversas carretas estão à disposição para fretes e transporte de bagagens. A Ilha possui três pontos turísticos de destaque: Ao norte a Fortaleza, no centro Nova Brasília e o Farol das Conchas e ao Sul a Encantadas, cada um com características e peculiaridades próprias.

A melhor dica é ficar em Encantadas e depois fazer trilhas para conhecer o restante da Ilha. Sua dimensão permite conhecê-la fazendo trilhas. Vale a pena apreciar a infinidade de belezas naturais. Os custos das pousadas, ao menos na época em que fui, não eram caros. E tinha ainda a opção dos campings que estão espalhados pela Ilha, logo não é uma viagem que você vai gastar muito dinheiro.

ATRAÇÕES DA ILHA
Além de toda a beleza natural que fala por si só, vamos encontrar a Praia da Encantada, localizada no sul da ilha. A Prainha como também é conhecida, é uma das praias mais freqüentadas da ilha. Essa parte da Ilha é ideal para a prática de trekking, mergulho e paragliding. ノ possível também visitar a Gruta das Encantadas, que se encontra encravada em um paredão rochoso. O Farol das Conchas é mais uma atração.

Construído no alto do Morro das Conchas desde 1872, orienta os navegantes na entrada para Baía de Paranaguá. Há diversas trilhas ecológicas que dão um aspecto selvagem à praia. O Farol das Conchas localiza-se no extremo norte da Ilha. A Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres foi construída em 1767. Lá temos uma vista maravilhosa, podendo-se avistar as Ilhas do Superagüi. ノ também um ótimo lugar para admirar o pôr-do-sol.
As Atividades Noturnas na ilha encontram-se os mais variados ritmos de dança: samba, pagode, forró, rock, MPB, etc. Os bares estão espalhados pelas pousadas locais.

GEOGRAFIA
Clima
Durante todo o ano chove bastante na Ilha. A melhor época para ir é no verão, quando a incidência de chuvas é um pouco menor. Eu fui em julho, a Ilha estava praticamente deserta e foi uma viagem bem tranqüila. Peguei muito sol e a temperatura estava adequada, inclusive, para um banho de mar.
Vegetação

Na Ilha encontramos diversos tipos de vegetações. Perto das praias encontram-se plantas rasteiras e arbustos. O manguezal está representado pelo mangue-vermelho e pelo mangue-branco. Na parte da Mata Atlântica merecem destaque as orquídeas, figueiras e maçarandubas.

Relevo
Na Ilha do Mel é possível encontrar rochas muito antigas. Há ainda a presença de costões rochosos, praias arenosas, morros, planícies de restinga e manguezais.

COISAS QUE VOCÊ NÃO PODE ESQUECER DE LEVAR
O que levar: boné, máquina fotográfica, mochila, protetor solar, roupa para banho e tênis para caminhada

DICAS GERAIS
Na ilha não é possível entrar de carro, portanto programa-se para deixar seu automóvel em Paranaguá.
Hospedagem: há opções de pousadas e campings.
Alimentação: os restaurantes da Ilha do Mel são especialistas no pescado. Não deixe de experimentar.
Site da cidade: http://www.ilhadomel.com/

PONTOS TURÍSTICOS
Você não pode deixar de realizar as trilhas e chegar até os pontos turísticos da Ilha. A seguir vou falar um pouquinho de cada um desses lugares, que por sinal, adorei conhecer.


A FORTALEZA
Nas primeiras décadas do Século XVIII eram grandes as preocupações com a segurança de Paranaguá contra os ataques de navios piratas franceses , ingleses e espanhóis que infestavam os mares aprisionando embarcações carregadas de ouro e prata, bem como pilhando e destruindo as povoações costeiras.

Apesar de Paranaguá não ter despertado maior interesse por parte dos piratas, os corsários aportavam apenas para refrescar-se de suas longas viagens e abastecer-se de água e alimentos sem cometer nenhum ato de pirataria.
Mesmo assim o povo vivia aflito e com medo, na expectativa de ataques de surpresa.

A inquietação dominou o povoado quando da presença de um navio pirata francês, comandado pelo Capitão Bolorot, o qual adeentrou a baia em direção à vila, perseguindo um galeão espanhol carregado de prata. Como anoitecia, o pirata ancorou na enseada da ilha da Cotinga. A população amedrontada implorava o auxílio e proteção da padroeira Nossa Senhora do Rosário, com rezas e procissões, enquanto uma forte tempestade lançava o navio pirata contra rochedos próximos da Cotinga afundando-o.
Este episódio foi decisivo.

A construção de fortificações se tornara uma necessidade para a defesa do porto e da vila. Inicialmente o governo português providenciou para que se colocasse duas roqueiras (antigo canhão de ferro que atirava pedras) na Ilha das Peças, dominando a entrada do canal do norte, e duas peças no continente, além da colocação de sentinelas no Morro das Conchas, na Ilha do Mel, transmitindo sinais a Paranaguá para acusar a presença de embarcações de vela redonda, uma característica dos navios piratas.

Tal medida parecia suficiente até que com a elevação do Brasil a Vice-Reino em 1763, cogitou-se oficialmente da construção de uma fortaleza na Baía de Paranaguá. D. Luiz de Souza Botelho Mourão, ao assumir a Capitania de São Paulo tinh ordens de reforçar a defesa da costa meridional para prevenir ataques marítimos dos espanhóis do Rio da Prata e construir as fortalezas de Santos e Paranaguá. Foi seu parente e Ajudante de Ordens, D. Afonso Botelho de Sampayo e Souza quem ficou encarregado da construção da Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres.

As obras foram iniciadas em 1766 e ganhando forma com os blocos rochosos talhados por mestres canteiros enviados por D. Luiz e que eram cuidadosamente assentados pelos escravos. As muralhas de 1,5 metros de espessura em quatro fachadas foram levantadas até a altura de 7 metros. Nelas, sobre as pedras da base, foram colocadas cinco guaritas salientes.

Em 1769, a fortaleza tinha seu portão instalado na muralha norte e também já estavam concluídas as prisões com janelas gradeadas, o aquartelamento, a cozinha, a enxovia, a capela, a Casa do Comando e a Casa da Pólvora. Sobre as plataformas de terrapleno foram instaladas baterias com suas 12 peças que podiam abrir fogo para todos os lados e alcançar embarcações que passasem pelo canal sudeste.

Na última década do Século XVIII a Fortaleza fopi relegada ao abandono e seus canhões foram removidos para a Fortaleza de Santos até que lá pelos idos de 1815, Ricardo Carneiro dos Santos recuperasse o Forte com o aval do Governo. Em um ano foram restaurados os alojamentos, a capela e a Casa do Comando e recolocados os canhões que retornaram de santos. Hoje está definitivamente desativada sendo tombada como patriônio pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde março de 1972.


O FAROL DAS CONCHAS
No alto do Morro das conchas, eleva-se, altaneiro, o Farol das conchas, com sua estrutura tronco-cônica alongada terminada por uma plataforma circular de onde se descortina magnífica paisagem.

Longe, ao fundo, os paredões íngremes e azulados da Serra do Mar. A distâncias cada vez menores a imensa planície costeira, rasgada pelos rios de marés e recortada pelos contornos graciosos da Baía de Paranaguá. Ao redor, e abaixo, a Ilha do Mel com seus morros isolados interligados por restingas de areia. Na base, o mar açoitando os penedos rochosos. E o marulhar das ondas embranquiçadas...

O Farol foi construído em 1870 por determinação do Barão de Cotegipe (Ministro da Marinha do Império), pelos Construtores P. & W. Macleblon de Glasgow, sendo Zozimo Barrozo o engenheiro. Começou a funcionar em 1872. Atualmente é alimentado por energia solar. Originalmente havia uma edificação de alvenaria com espessas paredes brancas circundando a base do farol. O assoalho era de cedro e o forro de imbuia. Acima da porta havia uma placa de bronze comemorativa.
Lamentavelmente, a edificação circular, casa do faroleiro (monumento histórico) foi demolida sem que ninguém saiba por que...


ENCANTADAS
Localizada no extremo sul da Ilha a Encantadas concentra expressivas belezas naturais com abundância de morros rochosos próprios para esportes como a caminhada, o paraglide e o montanhismo, além de praias com águas límpidas e azuis para mergulho, esportes náuticos e esportes de areia. Como atrativo principal a

Encantadas foi agraciada com a Gruta, que é um dos tesouros mais importantes da Ilha do Mel. Além da sua beleza mística e das lendas que contam a seu respeito, a sua composição mineral concentra espetacular energia salutar aos seus visitantes. Uma passarela facilita o acesso para o turista de terceira idade. Outro atrativo é o Farol do Caraguatá, construído em local com um visual cênico dos mais bonitos, com os navios passando quase que ao alcance das mãos. Muitas pousadas e restaurantes facilitam a permanência do turista na Encantadas, que conta, também, com uma Praça de Alimentação com vista para o Mar de Fora e onde além das petiscarias, se realizam eventos, forrós, festas e brincadeiras dançantes.


OUTRAS ATRAÇÕES
A Ilha do Mel, além de Encantadas, Farol, Nova Brasília e Fortaleza possui mais uma série de locais muito interessantes para serem conhecidos. Praias desertas, como a Praia do Miguel ou a Praia do Belo; vistas deslumbrantes, como na Ponta da Nhá Pina; pequenas ilhas próximas, como a Ilha da Galheta e a Ilha das Palmas; os botos da baía de Paranaguá vistos na Ponta do Cemitério; a exuberante vegetação, em locais selvagens, como a Ponta Oeste, são espaços que ainda estão sendo descobertos pelos visitantes da Ilha. Porém, por serem lugares onde a natureza ainda está bem preservada, são espaços que devem ser visitados com todo o cuidado, para não destruir nem influir no delicado equilíbrio ecológico que ali existe. Afinal a Ilha é tão linda que merece ser preservada para nossos filhos.

Então, meus amigos internautas, o que eu tinha para mostrar a vocês sobre minha viagem à Ilha do Mel está concluído. Agora é se preparar para as informações relativas a minha viagem ao Canadá. Um abraço e até a próxima.

Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template