segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Paris

Olá amigos virtuais, hoje coloco a disposição de vocês as informações sobre a bela Paris, tradicionalmente conhecida como Cidade da Luz. Situada na França, Paris é uma cidade maravilhosa e encantadora, tanto é verdade que voltarei em novembro para revê-la. Espero que aproveitem as dicas e façam bom uso delas na realização de sua viagem. No final dessa postagem apresento também um roteiro para cinco dias em Paris. Eu fiz e recomendo, muito bom.

HOSPEDAGEM
Eu fiquei no Hotel Du Commerce, cujo endereço é 14 rue de la montagne sainte genevieve - Paris, France. Para chegar no hotel você deve fazer o seguinte: a sua estação de metrô vai ser a Maubert-Mutualité, linha 10. Fica na Place Maubert a praça fica entre a Rue des Carmes e a Rue de la Montagne Sainte-Genevieve. A sua rua é a Rue de la Montagne Sainte-Genevieve. O hotel fica do lado direito, subindo a rua. Na Rue des Carmes esquina com Rue des Ecoles, fica um restaurante italiano maravilhoso chamado Il Pescatore, bom e barato.

TRANSPORTE
Paris tem um excelente serviço de transporte público, sendo que provavelmente a melhor opção é o metrô. As vias muitas vezes estão congestionadas principalmente na hora do rush. Os ônibus rodam entre 6 e 20:30h., algumas linhas até meia noite, além dos Noctambus (ônibus noturnos) que rodam da 1 am à 6 am. Existem 14 linhas de metrô que se cruzam várias vezes, e é dito que qualquer ponto do centro de Paris não pode estar a mais de 500m de uma estação. Ele funciona das 5:30am até 1:15am. O Paris visite dá direito a transporte ilimitado e descontos para atrações e museus.

Carro/Táxi - Evitar andar de carros na cidade, o metrô sempre será a melhor opção. Metrô (simples): 1,30 euros – onde comprar: Estações de metrô. Metrô (10 viagens) 9,30 euros – onde comprar: Estações de metrô. Passe semanal/Mensal (Coupon jaune/Carte orange): 13,25 / 44,35 euros – onde comprar: Estações de metrô e trem, levar foto 5x7. Paris Visite 1/2/3/5 dias (Paris Visite) 8,38 / 13,70 / 18,30 / 26,70 euros, 4 a 11 anos custa metade.

Existem dois tipos de transporte ferroviário: O Metrô e o RER. Basicamente eles são iguais, e 1 único ticket vale para ambos. Com o mesmo ticket você pode pegar quantos "trens" quiser durante 2 horas). No entanto, existe um outro ticket; que só vale para viagens "dentro" de uma área delimitada do centro de Paris (mas esse ticket vale somente para o RER, ou seja, não vale para metrôs). Ah, mas vale para ônibus também. O problema é que os dois tickets são quase iguais. Somente olhando-se o verso é que se percebe a diferença. E não adianta tentar usar um ticket que vale só pra área central de Paris, que é logicamente mais barato do que o que vale para toda a região metropolitana, porque as roletas travam, e você só vai passar vergonha, além de ter que desembolsar um outro ticket, só pra sair da estação.

Quanto a carte em Paris depende do tempo que você ficará, a carte orange vale por uma semana, iniciando na segunda e encerrando no domingo o prazo de validade. Se fores ficar poucos dias, então é melhor comprar um bilhete de 24h. A carte orange e o bilhete diário valem tanto para o metrô quanto para o trem suburbano (RER) e para o ônibus também pois lá o transporte coletivo é totalmente estatizado e tudo pertence a RATP (Reseau Autonome de Transport Parisien).Você pode andar a vontade usando a carte que custava 13 dólares na época que lá estive lá. Se eu comprasse os bilhetes individuais gastaria mais de 60 dólares em uma semana, portanto vale a pena comprar a carte. Não esqueça da foto 3x4 que é necessária para colar na carte. Paris corresponde as zonas 1 e 2 do transporte coletivo. As zonas de 3 a 8 correspondem a região metropolitana. Não vai usar muito pra outras regiões (a não ser Versailles, mas, nesse caso, vale a pena pagar um ticket separado).

Lembre-se sempre de pegar o ticket, ele nunca fica preso na roleta. Nos ônibus, já existe o sistema eletrônico, é só passar a carte orange num círculo roxo que fica perto da maquininha onde se registram os bilhetes normais. Ele faz um barulho e aí computa a sua entrada no ônibus. Se não me engano algumas estações do metrô já tem essa leitora digital também.

No metrô a carte orange permite viajar quantas vezes quiser durante uma semana e é baratíssima. Mas atenção ela vale de segunda a domingo e tem que ter uma foto 3x4 para colar na carteira que a gente recebe para colocar o bilhete que te dá acesso ilimitado ao metrô,ônibus e RER, o preço varia de acordo com as zonas em que se deseja viajar. Paris corresponde as zonas 1 e 2.
Nos trens (rer) você tem que validar o ticket na estação e ficam uns fiscais andando pelo trem e pedindo pra ver os bilhetes. O site http://www.tgv.com/ é o site dos trens-bala que interligam Paris com o interior da França. Já o site http://www.sncf.com/ trata dos trens de pequeno porte para as cidades próximas.

As linhas do metrô fecham entre meia-noite e meia-noite e trinta (são 14 ao todo), mas como em qualquer cidade grande brasileira há ônibus na madrugada (os madrugadões), o itinerário e os horários se consegue no serviço de turismo, pois lá tudo funciona muito bem. Há algumas paradas de ônibus que tem cronômetro que marca a quantos minutos passou o último ônibus e em quantos minutos virá o próximo. É incrível eu controlei no meu relógio e funciona mesmo!!

Quanto ao bilhete não é conveniente jogar fora, mesmo que ele não tenha validade, pois ele é o comprovante de que pagaste a passagem. Se for comprar a Carte Orange você terá que fazer até QUARTA-FEIRA da semana em questão. A partir de quinta já não é mais possível. Uma opção caso não consiga a carta é comprar o carnet com 10 passes por 10,50 euros ou o passe para o dia inteiro que não me lembro agora quanto era.

Visite a linha 14 do metrô (Madeleine - Bibliotheque), é a linha mais moderna de Paris. As estações são novas e modernas. Muitas estações estão passando por reformas, então prestem atenção nas que estarão fechadas durante a sua estadia, pra não ser pego de surpresa.
Cada linha de metrô tem uma cor e uma numeração distintas. Abra um mapa do metrô de Paris. O melhor site é o da própria administração do metrô – http://www.ratp.fr/ Estude um pouco o mapa do metrô antes de viajar e quais são as estações mais próximas do seu hotel e dos pontos turísticos.

Algumas poucas estações também tem um mapa luminoso, onde você aperta o botão da estação que você quer sair e o mapa ilumina a opção mais rápida pra você pegar. E não esqueça que as linhas do metrô são numéricas e as do RER são alfabéticas. No RER você tem as linhas A, B, C, etc. Se for fazer algum passeio de trem a uma outra cidade, fique atento com o horário de partida. O trem não atrasa um minuto sequer. Calcule bem o tempo desde a saída do hotel.

ALIMENTAÇÃO
A comida em Paris é muito boa, com restaurantes entre os melhores do mundo, que facilmente fariam com que você esvaziasse os bolsos se não se controlar. Procure sempre pelos menus de preço fixo, que saem muito mais baratos. Experimente comer crepes doces e salgados pela rua que é muito gostoso e rápido. Lembre-se que uma gorjeta entre 12-15% está sempre incluída no preço dos cardápios.

Não deixe de conhecer o restaurante Le Refuge des Fondues. Foi o lugar mais excêntrico que comi na Europa. Você paga 16 euros, com uma entrada, fondue de carne ou de queijo (uma panela enorme o de queijo) e vinho a vontade. O vinho você toma na mamadeira mesmo. E o lugar é minusculo, uma mesa grande de cada lado, para se chegar de um lado da mesa se passa por cima da mesa. Olha, vale muito, mas muito a pena conhecer. Fica em Montmatre, o endereço é 17, rue des 3 Freres. Muito fácil de se chegar.

Vá nas padarias e coma os sanduíches Em Paris isso é mole, as padarias dão um show e você pode almoçar nelas. Para o jantar tem muitos restaurantezinhos com formules de 10 euros, 11 euros, com entrada, prato principal e sobremesa.

Comer uma baguete num parque de Paris pode ser um programa deliciosamente barato. Variando o cenário, experimente trocar o sanduíche por croissant, crepe ou um lanche numa brasserie. Separe um dia para um bistrô ou restaurante mais simples. Aceite a sugestão do chefe e peça o menu do dia com entrada, prato principal e sobremesa. Gastando até 9 euros, você dribla os preços que oscilam entre 25 e 40 euros (preço normal de uma refeição com vinho nos bistrôs) e desfruta de um jantar tipicamente francês.

Tome um sorvete na sorveteria Bertillon. Essa sorveteria existe, se não me engano, há uns 300 anos. Bem, esse sorvete é a melhor coisa do mundo. A Berthillon fica numa lojinha na Ile de Saint-Louis, uma das ilhas do Rio Sena, ao lado da Ile de La Cite, onde fica a Notre Dame. Pois bem, os sorvetes de lá são excelentes. Mas não deixe em hipótese alguma de provar os sabores de amora e cassis! Não vai querer outra coisa!

Não beba agua do frigobar do hotel, a água da torneira é tratada na França e você pode beber sem medo. Se quiser beber uma coca cola, compre nos supermercados. Compras no mercado
Monoprix: comprei vinhos franceses por 2 euros, e seis garafinhas de Leffe por 3 euros.

Alguns cafés é bom você evitar, pois são os cafés da moda e tudo é mais caro: Café de La Paix (do lado da Opera Garnier), Le Deux Magots, Café de Flore e Brasserie Lipp, esse últimos em Saint Germain, no 6° arrondissement. Nos outros, use e abuse dos pães, torradas, sanduíches e quiches. Além do café da manhã, são ótimas opções pra um almoço rápido e barato.

Evite comer em locais próximos aos pontos turísticos: é tudo absurdamente caro. Uma boa dica é o Quartier Latin, onde você pode comer um "croque-monsieur" no balcão por 2 euros, entre outras coisas a preços bem mais em conta.
Restaurantes um pouco mais em conta estão no bairro Le Marais, perto da praça da Bastilha, e nas imediações da rue St. Dennis (muito cuidado aqui, é uma rua de comércio sexual). E garotas sozinhas, cuidado, também na área menos nobre de Montmartre, especialmente em Pigale.

Em restaurantes, a dica é pedir une carafe d'eau para acompanhar a refeição, garrafa com água da torneira, que é de graça. Em bares, nunca peça une bière se quiser só um copo de cerveja; eles vão trazer a garrafa inteira pra mesa! Peça une demi. Se você não fala francês, não se apavore: eu também não, e fui muitíssimo bem tratada durante o mês que passei em Paris. É só se esforçar para arranhar o básico, e adicionar madame e monsieur a seus pedidos e perguntas - funciona que é uma beleza!

Na Lafayette tem um bandejão no 6º andar muito bom. Um bife de hamburguer com várias guarnições possíveis e molho de pimenta saía por 6 euros. A água lá é de graça, num filtro onde você aperta com o pé e sai água. Uma garrafinha de vinho (garrafinha mesmo) sai por pouco mais de um euro.
Tem um bistro pequeno na Ile de la Cite, próximo a ponte que liga a Ile de St. Louis chamado Petit Plateau que serve um fórmule a 10 euros que é uma delicia, além da simpatia das proprietárias. Vale conferir.

PASSEIOS
Museus - Caso você realmente queira visitar muitos museus é interessante comprar a Carte Musée et Monuments que te dá acesso a mais de 75 museus e monumentos de Paris. Esse passe te permitirá entrar e sair de um mesmo museu várias vezes. Ter tempo para descansar e voltar mais tarde para um visita com mais calma. O custo deste passe, quando visitei Paris, com validade de 3 dias e 5 dias, respectivamente, era de 24 euros e 34 euros.

Museu do Louvre (metrô Palais Royal – Museé du Louvre). Com uma coleção de 300 mil obras de arte, é o maior e um dos mais antigos museus do mundo. O Louvre foi construído por volta de 1200 como um forte e depois reconstruído para ser a residência dos reis franceses entre os séculos 13 e 18.

Atualmente é um grande cartão de visita da cidade. As pinturas, esculturas e todos os artefatos em exposição foram adquiridos pela nobreza francesa ao longo dos séculos e incluem importantíssimas obras européias, assírias, egípcias, etruscas, gregas e romanas.

Tenha paciência e dispute lugar com as centenas de outros turistas para ver a Vênus de Milo, a Vitória de Samotrácia e o retrato mais famoso do mundo, La Gioconda, ou Monalisa, de Leonardo da Vinci. O Código de Hamurabi, que instituiu a lei do "olho-por-olho" na Mesopotâmia antiga, também é imperdível. O Louvre fica aberto de 5ª a domingo das 9h30min às 17h30min, 2ª e 4ª das 9 às 21h30min, mas fecha às terças. A entrada custa cerca de 5 euros e, no primeiro domingo do mês a entrada é gratuita. Quando for lá, não entre pela pirâmide para evitar filas mais longas, aí quando sair, saia por ela! Há outras 3 entradas laterais. A estação de metrô que você sai bem embaixo do museu é Palais Royal - Museé du Louvre. Mas a estação Louvre-Rivoli é a mais bonita de Paris pois também tem obras de arte expostas e as paredes são todas pintadas, vale a visita. Inclusive, é nessa estação (Palais Royal Musée du Louvre) que tem um acesso direto até a entrada do museu, por baixo da terra mesmo.

Museu D’Orsay (metrô Museé D’Orsay). Em frente ao Louvre, do outro lado do rio Sena, a Gare d'Orsay, antiga estação ferroviária, foi transformada num dos maiores museus de arte do mundo. O Louvre detêm em seu acervo obras de até 1848. O acervo artístico entre 1848 e 1914 está todo no D’Orsay. O destaque do museu são as obras impressionistas de Jeau des Paumes, Monet e Renoir e Van Gogh. Chege cedo, porque é muita coisa para se ver. Se você não tiver muito tempo, vá só no Louvre (lá é que estão as obras mais importantes: Gioconda, Código de Hamurábi, Venus de Milos, etc.).



Museu Rodin (metrô Varenne). Museu Rodin que reúne as obras de Rodin e sua esposa Camile Claudel é dos mais agradáveis de Paris pois grande parte da exposição está em um jardim ao ar livre. As esculturas em bronze e mármore de destaque são ‘O Beijo’, ‘A Catedral’ e o mundialmente famoso ‘OPensador’. Uma excelente dica é reparar que a porta de entrada do museu é um das obras mais marcantes de Rodin: ‘A Porta do Inferno’. É belíssimo, merece uma tarde, quem sabe um dia inteiro. Segue o site: http://www.musee-rodin.fr/.

Centre George Pompidou (metrô Rambuteau ou Châtelet – Les Halles). O moderno prédio do Centre George Pompidou contrasta com os prédios antigos da região conhecida como Centre Beaubourg. Chamam a atenção os tubos, ferragens e seu visual futurista. Neste centro de cultura é possível visitar o Museu de Arte Moderna, a biblioteca mais freqüentada do mundo, uma cinemateca, exposições de fotografia e esculturas. Vale a pena sentar em um dos cafés ou dar uma volta do lado de fora do museu, mais especificamente na Praça Igor Stravinsky, onde artistas de rua tentam ganhar uns trocados. Não deixe de reparar nos chafarizes da fonte que embelezam a praça. Entrada: 8 euros.

Champs-Elysées - Aqui não tem outro jeito, o negócio é andar pelas inúmeras lojas, cinemas e restaurantes. Um pequeno e interessante roteiro é partir do Arco do Triunfo (saltar na estação Charles de Gaulle-Etoíle, você sobe a escada rolante e sai de cara com o Arco do Triunfo) e descer toda a Champs-Elysées. Passe pela Place de La Concorde, onde o rei Luis XVI e sua mulher, Maria Antonieta foram guilhotinados. Enquanto estiver atravessando a praça não deixe de observar à esquerda, a Igreja da Madeleine, construída no estilo de um templo grego. Da Praça Concorde, siga pelo Jardim das Tulheries, onde já existiu um imponente palácio derrubado durante a Revolução Francesa. No fim das Tulheries, você já vê a Pirâmide do Museu do Louvre. A moderna pirâmide de vidro faz um contraste gritante com o antigo Palais do Louvre, sede da corte francesa desde o século 13.

Torre Eiffel - Se forem a Torre Eiffel, escolham um dia de sol e pouco vento. Geralmente a fila é quilométrica e você tem que ficar alguns bons minutos na fila pegando um vento frio de matar, já que lá é muito aberto. O custo para subir até o último andar era 10,40 euros. Minha dica é ir a Torre Eiffel de dia e esperar anoitecer. São duas visões maravilhosas. Muito cuidado ao anoitecer, fiquem atentos aos vendedores ambulantes.

Rio Sena - Bateaux Mouche - são barcos que andam pelo Rio Sena, alguns fazem o papel de ônibus aquático, outros você compra um passeio, que pode ser de dia ou à noite. Faça à noite que Paris, conhecida como a Cidade Luz, fica linda. O barco passa por todos os monumentos às margens do rio, todos eles iluminados, é ótimo. http://www.bateauxparisiens.com/.


Notre-dame - principalmente a noite, quando as luzes estão acesas. Ainda falando de Igrejas, St Chapelle também é maravilhosa. Toda de vitral.
Dias gratuitos dos museus nacionais de Paris. Entrada gratuita no Primeiro Domingo de cada mês: Louvre, Centre George Pompidou, Museu Nacional de Artes da África e da Oceania, Museu Nacional de Artes Asiáticas, Museu Nacional de Artes e Tradições Populares, Museu Nacional Eugene Delacroix, Museu Hébert, Museu Jean Jacques Henner, Museu da Legião de Honra, Museu Nacinal da Idade Média, Museu Gustave Moreau, Museu Nacional de l'Orangerie, Musée des Tuileries, Museu Nacional Picasso, Museu D'Orsay e Museu Rodin. Em geral a entrada para museus custa de 10 a 15 euros.

Isto significa que se fores a 2 museus por dia, tu já terás uma economia de mais de 50% sobre o pagamento individual da entrada em cada museu http://www.intermusees.com./
Dentro da Notre-Dame e na Basilica de Saint-Denis há o museu dos tesouros da catedral e o tumulo dos reis da França, respectivamente. Foram os únicos lugares em Paris que me adiantou ter uma carteira de estudante. A maioria dos museus cobra entrada pela idade. Menos de 25 anos e mais de 65 pagam tarifa reduzida e pra quem tem menos de 18 a entrada é de graça.

Outra coisa que acho que valeu a pena foi o ônibus que faz um tour por Paris. Você pode pegá-lo por 2 dias. Dica: faça o roteiro verde (turístico) à noite, é maravilhoso! No Marais, no sábado à tarde é uma festa. Todas as lojas e restaurantes ficam abertos e muita gente bonita passeando pelas ruas e praças.

VIDA NOTURNA
Rex Club – boate excelente, tem dias que a entrada é de graça – Boulevard Poissoniere n° 5 (estação Bonne Nouvelle, linha 08).
Batofar – é uma mistura de bar boate que fica dentro de um barco atracado no Rio Sena (fica em frente ao Quai – cais – François Mauriac, estação Bibliotheque François Mitterrand, linha 14, ou Quai de La Gare, linha 06).
Buddha Bar – é o bar mais badalado de Paris, mas ouvi que um drink custa 15 euros! É facada, mas se quiser trocar um jantar por um drink lá: Rue Boissy d’Anglais (estação Concorde – linha 14).

Para saber das últimas novidades com certeza a melhor opção é comprar o Pariscope, que custa 0,60 euros e tem as dicas da semana. Uma região gostosa de passar a noite é caminhar na Champs Elysées, pegar um cinema, sentar num café. Baladas fortes acontecem ao redor da Bastille (que tem muito mais locais do que turistas, para quem está cansado de encontrar com americanos e coisas do tipo).

Alguns cafés têm música ao vivo e não cobram couvert . É o caso do Café de la Musique, onde há jazz ao vivo toda quarta e sexta à noite. Consumação obrigatória, nem que seja um café.
Cartier Latin: Não perca. os bares na calçada. São uma delícia pra uma cerveja ao entardecer. E você vai poder dizer quando voltar que gastou mais de R$ 10,00 num único copo de breja.

A Place d'Italie a noite não é a melhor opção e não tem muita coisa pra fazer.
Um lugar super cheio lá é o Favela Chic, cujos donos são brasileiros. Servem feijoada e tudo, mas a noite toca música e enche muito. Mas, sem dúvida, o melhor club de Paris é o Rex, cujo DJ residente na época era o francês Laurent Garnier (excelente). Endereço: Boulevard Poissonnière, 5. 2º Arrondissement (Bairro da Opera Garnier). Metrô: Bonne Nouvelle, linha 8 do metrô. A entrada é na faixa de 11 a 13 Euros, depende do dia e da festa.

align="justify">COMUNICAÇÃO COM O BRASIL
Internet Cafés: Easyeverything: 31/37 Boulevard de Sebastopol - Metro Chatelet Les Halles. Muito cheio. Planet - planet@cybercable.fr: 173 rue de Vaugirard - Métro Pasteur (01) 45677114. Webbar - webbar@webbar.fr: 32, rue de Picardie - Métro République (01) 42726655.

Comprar uma "LATINA" que é um cartão que custa 6,40 euros e permite um pouco mais de duas horas e de ligação telefônica para qualquer lugar no Brasil. Eu usei até o final. Comprei numa loja, que é muito comum nos bairros periféricos, que oferece serviço de telefonia internacional e internet. Eu utilizei telefone público em Paris quando fui e achei muito caro em relação à Espanha e Itália.
Comprei um cartão por 15 euros, usava em cabines da rua e os euros se foram em pouquíssimas e curtas ligações.

Nos outros países mencionados utilizei locutórios (cyber café) e as ligações eram muito mais baratas. Em Paris não vi muitos locutórios não, até utilizei um para transferir minhas fotos da máquina digital para CD, mas já tinha comprado o tal cartão. Nesse dia inclusive, por acaso, passei por vários locutórios, mas todos numa mesma rua.

Se a idéia é fazer economia nos mínimos detalhes, peça café no balcão. Se a garçonete levar na mesa paga-se taxa de serviço. Sentar num café de internautas e mandar um alô por e-mail para o Brasil também pode custar menos do que comprar cartões-postais ou fazer chamadas para o Brasil.

Quanto a baixar fotos em Paris tem que procurar pra não acabar pagando muito caro. Dentro do Carrefour havia uma loja que queria cobrar 20 euros pelo serviço. Achei caríssimo e acabei achando um cyber perto do Jardim de Luxemburgo e Universidade e pagamos somente a hora da internet para usar o computador. O cara nos ajudou a baixar as fotos, nos vendeu 2 CD's e pagamos por tudo cerca de 5 euros.

COMPRAS
Nas Galeries Lafayette e na Printemps, existe uma coisa chamada detaxe. Se você é estrangeiro, tem direito à restituição dos valores da taxa sobre os produtos. Tudo o que você comprar nessas galerias, guarde as notas fiscais e um dia antes de ir embora vá com o passaporte em mãos e procure onde se pode fazer o detaxe. A Galeries Lafayette, por exemplo, tem atendentes em todas línguas, inclusive português, portanto, se forem comprar algo lá, façam isso, pois vocês vão ganhar uma grana boa de volta, e de repente alguns produtos saiam mais baratos de serem comprados.

Na Galeries Lafayette e em grandes lojas: quem for comprar alguma coisa, vale a pena fazer o seguinte: vá no balcão de informações e peça o cartão de 10% de desconto, leve a passagem e o passaporte. Você vai ganhar um cartão que vai dar 10% em praticamente todos os produtos, menos os produtos que tiverem point rouge, ou seja, uma plaquinha com um ponto vermelho.
Não esqueçam de apresentar o cartão de 10% na hora que forem pagar no caixa.

Se quiser souvenir, compre na Rue de Rivoli, na altura do Museu do Louvre. Existe uma loja do lado da outra, só vendendo camisas, chaveiros, mini torre eiffels, etc. Nem pense em comprar perfumes em Paris. Os melhores preços são do free shop do aeroporto ou então o free shop do avião, que para alguns produtos é mais barato ainda. Faça o teste, na ida, veja e anote os preços dos perfumes e compare com os lá fora. Para achar coisas baratas de souvenirs o que rola é ir nas Lojinhas de arte atrás do Pompidou, e dar uma volta em Montmartre.

DIVERSOS
Lá as tomadas são de 220 volts e redondas iguais às nossas, mas não aceitam os pinos chatos. Só que no meu caso que levei um carregador de pilhas com tomada chata foi uma dificuldade conseguir ligar o aparelho, pois não consegui encontrar um adaptador, um comum desses que encontramos em qualquer camelô por aqui. A minha sugestão é que se leve para cada aparelho de tomada chata um adaptador desses comuns, para que todas as tomadas tenham pinos redondos.

Com relação ao banheiro, na França eles tem problema com isso. Até em algum café ou bar, se você não vai consumir nada tem que pagar o banheiro. E existem os da rua, caso você precise. Portanto, aproveite pra ir quando for comer alguma coisa em algum lugar. Aliás, o único lugar que eu não vi que tem que pagar foi no Mc Donalds, no Quick (lanchonete francesa) e no Burguer King. Ah, e em museus e shoppings, como as Galeries Laffayete ou a Printemps também tem banheiro grátis.

TEMPERATURA
http://br.weather.com/weather
Máxima / mínima / média: 21ºC / 11ºC / 16ºC.
Nascer / por do sol: 7:43 a 7:49 / 19:40 a 19:32.

ROTEIRO PARA 5 DIAS
1º Dia
1) Chegada em Paris.
2) Passeio à noite pela Avenida Champs Elysée pra ver o Arco do Triunfo (estação Charles de Gaulle Etoile – linhas 06 ou 01).


2º Dia
1) Notre Dame de Paris e Ile de Saint Louis:
Estação Cite – linha 04. Aproveitar e comprar os tickets para o passeio no Rio Sena.
2) Torre Eiffel:
Estação Champs de Mars Tour Eiffel – linha 06 ou RER C)
3) Prefeitura de Paris – Hotel de Ville
Estação Hotel de Ville – linha 11 ou 01
4) Les Invalides – túmulo de Napoleão Bonaparte e Museu das Armas
Estação Invalides – linhas 14, 13 ou RER C
5) Igreja de Saint Germain des Pres – a mais antiga de Paris
Estação St-Germain-des-Pres, linha 04
6) Opera Garnier
Estação Opera – linhas 07, 08 ou 0
7) Noite: Favela Chic


3º Dia
1) Igreja de Saint Sulpice
Estação Saint Sulpice – linha 04
2) Museu da Idade Média, construído sobre termas romanas
Estação Cluny La Sorbonne – linha 10 e RER B
3) Faculdade Sorbonne e Jardim de Luxemburgo
Estação Cluny La Sorbonne – linha 10 – subir a pé o Boulevard Saint Michel, passando pela Sorbonne até o Jardim de Luxemburgo.
4) Jardim de Tuileries, Place de La Concorde e Museu do Louvre, por fora
Estação Concorde ou Tuileries – linha 01
5) No início da noite, museu do Louvre
Às quartas feiras tem entrada mais barata, à partir das 15:00hs (conferir este horário) e o museu fica aberto até às 21:45h. Sugestão: fazer um tour light pelos shoppings e ficar no museu até fechar. Não deixe de ver a Monalisa, a Vênus de Milo, as salas egípcias e a Vitória de Samotrácia.

4º Dia
1) Palácio de Versailles
Estação Versailles Rive Gauche, RER C
2) À noite, passeio de barco pelo Rio Sena
Comprar os ingressos antes, no Quai (cais) em frente à Notre Dame, basta descer a escada até a margem do Sena que você vai encontrar o guichê.

5º Dia
1) Museu d’Orsay
RER C
2) Tour de compras, conhecendo os grandes magasines de Paris:
- Galeries Lafayette (estação Chauseé d’Antin – linha 09 ou 07);
- Printemps (ao lado da Lafayette);
- Bazar Hotel de Ville – BHV (ao lado da Prefeitura – estação Hotel de Ville, linha 11 ou 01).
Rue de Rivoli;
- Boulevard Haussmann
3) Fim de tarde em Montmartre
Chegar por volta das 18:00hs pra ver o ascender das luzes na cidade (estação Abbesses, linha 12, e depois pegue o funiculaire até o topo do morro – o ticket é o mesmo do metrô e ônibus). Antes dê uma volta por Pigalle, para conhecer os antigos cabarets, como o Moulin Rouge. De lá, vá a pé para o funiculaire.
4) Noite: ver opções.
Outras atrações:
1)Parc de La Villette – museu da Ciência e da Indústria (estação Porte de La Villette, linha 07);
2)Place dês Vosges, linda praça medieval onde morou o escritor Victor Hugo (metrô Bastille, linha 01 ou 08);
3)Museu Rodin (ao lado do Museu d’Orsay);
4)Catacumbas de Paris (estação Denfert-Rochereau);
5)Chateau de Vincennes (estação Chateau de Vincennes, linha 01).
6)Igreja de Saint Denis, onde estão enterrados os reis franceses (estação Basilique St-Denis – linha 13)
7)Opera Bastille (estação Bastille, linha 05 ou 01).
8)La Defense, a parte moderna de Paris (estação La Defense Grande Arche – linha 01).
9)Pantheon, onde estão enterrados os grandes nomes da França (estação Maubert Mutualité, linha 10 – saindo na Place Maubert, subir a Rue des Carmes até a praça do Pantheon).

Por hoje é só!!! Aguardem na próxima semana mais uma viagem alucinante. Não deixe de conferir.

Template by - Abdul Munir | Daya Earth Blogger Template